Movimentos de Mulheres pedem cassação do deputado Dalton Arruda e retirada de honraria da PM

Representantes de diversos grupos de mulheres estiveram na manhã desta terça-feira (18), em reunião com a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), e a deputada Ana do Gás, reivindicando medidas eficazes no combate à violência de gênero.

A deputada destacou a importância do encontro. “Esse encontro reforça a urgência de avançarmos na proteção, acolhimento e garantir de direitos”. disse a presidente da Alema.

O grupo solicita a cassação do deputado Dalton Melo (PSD), que numa articulação partidária, assumiu o mandato, mesmo sendo apenas o quarto suplente e sem que o primeiro suplente, deputado César Pires, tomasse conhecimento.

O grupo de mulheres também exigiu a retirada da honraria concedida a ele pela Polícia Militar do Maranhão, bem como a criação de um canal de diálogo permanente para garantir que suas pautas sejam ouvidas e atendidas.

Participaram do encontro, os grupos Psol e Resistência Feminina, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO16), Resistência Feminina e SindEducação, Coletivo de Mulheres Iêda Batista, Coletivo de Mulheres Ciganas Tsara Calin, Fórum Maranhense de Mulheres, Movimento Olga Benário, Centro Dialético de País e Amigos dos Especiais (CDPAE), Associação da Juventude do Estado do Maranhão (AJEM), Instituto Mulheres Resgatando Vidas e Rompendo em Fé, Marcha Mundial das Mulheres, Associação Residencial Natureza, Associação Residencial Natureza, Sindeducação e Unegro.

Até o momento, não ficou claro como o suplente de deputado conseguiu assumir o cargo, obtendo apenas 7.189 votos e sendo o quarto suplente. O primeiro suplente, Cesar Pires, que obteve 35.600 votos, declarou à imprensa que não foi comunicado da vacância do cargo.

Além de César Pires, precisaria declinar de assumir o cargo, Pedro Neres, que obteve 20.903 votos e o vereador de Imperatriz Ricardo Seidel, que obteve 19.775 votos.

Ao receber a homenagem da Polícia Militar, a imprensa maranhense relembrou o histórico de violência doméstica do suplente homenageado. (Veja reportagem do Imirante aqui)

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *