Governo do Estado realiza Reunião de Apoio Técnico com assistentes sociais da regional de Imperatriz

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, participou nesta quinta-feira (15), na segunda maior cidade do Maranhão, da Reunião de Apoio Técnico Regional, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES). Com foco no fortalecimento da política de assistência social no Maranhão, o encontro reuniu profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de 32 municípios da regional de Imperatriz e contou com a adesão de 98% dos municípios convidados.

Também estiveram presentes o secretário adjunto de Assistência Social da SEDES, Luiz Borralho, o secretário adjunto de Relações Institucionais da SEDES, Valmir Privado, o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador Adhemar Freitas, a secretária adjunta de Assistência Social do município, Déggila Barros, assistentes sociais dos municípios da regional e conselheiros tutelares.

“Queria deixar aqui meu agradecimento ao prefeito Rildo e à secretária Carol, mas também meu agradecimento a todos esses municípios que compareceram nessa semana de capacitação. Primeiro, precisamos conhecer o problema para resolvê-lo. E o diagnóstico que a gente está entregando para Imperatriz e para cada município dessa regional, compõe um leque de informações importantes para conhecermos a realidade do município e tentar transformar. Aproveito para parabenizar todos os assistentes sociais pelo excelente trabalho nos municípios”, disse o secretário Paulo Casé.

No total, foram 275 inscritos e cerca de 200 participantes na programação que durou três dias de capacitação, totalizando 24 horas de formação e certificação. A reunião é fruto do plano de apoio técnico pactuado entre o Estado e os municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e acontece para reafirmar o compromisso do governador do Maranhão, Carlos Brandão, com a qualificação e o suporte técnico às equipes municipais.

“Esse encontro representa a força do SUAS no Maranhão. É um espaço importante para fortalecermos a gestão e aprimorarmos os serviços que chegam até as famílias dos territórios. Nossa missão é assegurar uma assistência social cada vez mais eficiente, com qualidade e sensibilidade para atender quem mais precisa”, finalizou o secretário.

Durante a reunião, os trabalhadores do SUAS participaram de oficinas temáticas simultâneas abordando as principais áreas da assistência social, com destaque para: Gestão do SUAS (vigilância socioassistencial, diagnóstico socioterritorial e elaboração dos instrumentos de gestão como o Plano de Assistência Social e o Plano de Educação Permanente); Proteção Social Básica (implementação do trabalho social com famílias, uso do Cadastro Único, ações do PAIF e SCFV, além de metodologias e modelos de acompanhamento familiar no CRAS) e Proteção Social Especial (execução das ações do CREAS, implementação do PAEF, medidas socioeducativas e o serviço de Família Acolhedora).

As oficinas foram conduzidas com base em metodologias práticas, direcionadas para a realidade dos municípios, com a disponibilização de modelos de instrumentos e ferramentas para serem implementadas nos serviços de CRAS e CREAS.

A reunião em Imperatriz é a primeira de uma série de seis encontros regionalizados que serão realizados ainda em 2025. A meta do governador Carlos Brandão é alcançar todos os 217 municípios maranhenses, promovendo formação técnica continuada, integração regional e alinhamento na execução das políticas públicas de assistência social.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *