O Ministério Público do Maranhão, sob a liderança do promotor de Justiça Márcio Antônio Alves de Oliveira, iniciou nesta terça-feira (16) mais uma fase da Operação Maat – etapa denominada Prato Cheio, com a colaboração da Polícia Civil.
A ação resultou na detenção de três indivíduos, sendo o principal foco o ex-prefeito de Godofredo Viana, Marcelo Jorge Torres.
Ele era classificado como foragido, mas foi capturado recentemente no final da manhã.
A irmã do ex-prefeito, Gihan Ayoub Jorge Torres, que atuou como secretária municipal de Administração e Finanças, também está envolvida e foi detida.
Além dela, o empresário Antônio da Conceição Muniz Neto e Jonaldo Sousa Costa, que foi chefe do almoxarifado da prefeitura, estão sob investigação.
As apurações indicam que o grupo pode ter desviado mais de R$ 1,2 milhão que deveriam ser utilizados para a merenda escolar em 2014.
Este esquema foi revelado após uma denúncia do Conselho Municipal da Merenda Escolar (CAE), que provocou a abertura de um inquérito civil para investigar as irregularidades.
Conforme o MP-MA, os recursos que deveriam assegurar a alimentação para os estudantes foram ilegalmente apropriados pelos envolvidos, causando um dano estimado de R$ 1.258.188,29 aos cofres públicos.
Na operação realizada na manhã de hoje, foram confiscados três automóveis, joias e dinheiro.