Escolas de Paço do Lumiar retornam às aulas presenciais gradativamente neste mês de fevereiro

O fim das férias e início do primeiro semestre letivo na Rede Municipal de Ensino de Paço do Lumiar marca o mês de fevereiro. Desde o dia 1°, as escolas têm retornado suas aulas presenciais. O retorno ocorre conforme planejamento do calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Uma das gestoras da UEB Bandeira Tribuzzi, Conceição dos Santos, explica que o retorno está sendo tranquilo e dentro da normalidade. “Iniciamos nossas aulas no dia 1° e graças a Deus temos a maioria dos professores, algo muito importante para o ensino e aprendizagem; nossos alunos também estão retornando de forma gradativa. Temos ainda muitos alunos com necessidades especiais entrando na escola; aqui, eles estão tendo o acompanhamento de tutores e cuidadores”, conta a gestora.

A professora Cláudia Vilela ressalta a alegria de poder iniciar mais um ano letivo. “Graças a Deus retornamos e estamos muito satisfeitos com os resultados até o momento. É uma grande alegria estar dentro da sala de aula, podendo repassar aos meus alunos todo o conhecimento que adquiri. Que este ano seja de muito crescimento para todos nós”, disse.

A secretária municipal de Educação de Paço do Lumiar, Monique Carmona, desejou um bom ano letivo para todos os educadores e educandos. “Desejo que este ano letivo transcorra dentro da normalidade, que a proposta pedagógica de cada escola seja efetivada, visando a qualidade do ensino. Que os nossos alunos dominem os conteúdos básicos, obtendo êxito em todos os aspectos. Desejo um bom retorno a todos”, comunicou a secretária Monique.

ATENDIMEMTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

De acordo com a gestora Conceição dos Santos, em 2023 o número de alunos com necessidades especiais aumentou e, com isso, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ganhou mais atenção na UEB Bandeira Tribuzzi. O tutor Matheus Felipe Torres explica um pouco mais sobre sua função no AEE.

“Temos o professor da sala de recursos que vai fazer o atendimento do aluno com transtorno ou deficiência. O tutor é responsável por auxiliar o professor a partir de um planejamento que ele já traz de casa; então ele já sabe quem é o aluno, já conhece e vai auxiliá-lo na transposição do conhecimento. O tutor é um facilitador do processo pedagógico. Já o cuidador auxilia na escola, mas fora da sala de aula, levando ao banheiro, auxiliando na higiene pessoal e funções semelhantes”, explicou o tutor.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *