O Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, divulgou no inicio da manhã desta terça-feira (26), um gráfico que mostra a queda na busca por atendimentos para Covid-19, nas UPAs da Grande Ilha.
Os números revelam que o pico na busca por atendimento, aconteceu na semana entre o dia 12 e 18 de abril, com quase 700 pacientes, e logo após, com o inicio do lockdown e outras medidas do governo do Estado, como o rodízio de veículos, os números continuaram caindo.
Na última semana, entre os dias 18 e 24 de maio, apenas 289 pacientes foram atendidos em todas as UPA´s de São Luís.
Mesmo com o número otimista, o Secretário alerta que não é hora para abrir mão da consciência e dispara, “Não é hora de passear na litorânea!”
Queda na ocupação dos leitos da rede privada
Nesta segunda-feira (25), os efeitos pós-lockdown também foram sentidos nos leitos da rede privada de Hospitais de São Luís.
Após colapso de ocupação total em quase todos os hospitais, os números atuais mostram que a busca por atendimento segue caindo, assim como o gráfico das UPAs, apresentado pelo Secretário Carlos Lula.
O Hospital São Domingos a ocupação de leitos de UTI caiu para 86,1% e de enfermaria para 85,7%; na UDI caiu para 85% a ocupação de leitos de UTI e os leitos de enfermaria possuem ocupação de 96,2%; no Hospital Guarás a ocupação é de 57,2% de leitos de UTI e 47,7% dos leitos de enfermaria; no Centro Médico 84% de leitos de UTI e 85% de enfermaria.