O governador Flávio Dino (PCdoB) reconheceu, durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (30), a importância da Famem- Federação dos Municípios do Maranhão durante a pandemia que tem mudado a rotina das mais diversas cidades do Estado.
Perguntado por jornalistas sobre como o Governo tem visto alguns prefeitos que insistem em autorizar a reabertura do comércio em geral, Dino citou a Famem como peça fundamental no diálogo com os gestores municipais. “Nós estamos, por intermédio da Famem, quero registrar a colaboração do presidente, o prefeito Erlanio, renovando esse apelo aos prefeitos, uma vez que nós não temos uma pluralidade de normas no Maranhão. O que vale no território maranhense é o decreto do Governo do Estado, em proteção à saúde pública de todos os maranhenses. O que é possível é um prefeito ou outro, tratar de coisas que são especificas de sua cidade, temporariamente, mas não negar a validade do decreto estadual.” Disse o governador.
O governador lembrou também que o Decreto foi reconhecido pelo Poder Judiciário e a restrição também é uma recomendação do MPMA – Ministério Público do Maranhão.
Apoio aos prefeitos
Desde o início da pandemia e da publicação do Decreto que restringiu o funcionamento do comercio em todo o Estado, a Famem tem dado total apoio aos gestores maranhenses e reforçando a importância do isolamento social como principal ferramenta de combate a proliferação do vírus no Estado.
Além do apoio técnico aos prefeitos maranhenses e aos secretários de Saúde, a Famem também tem distribuído EPI´s e kits de higiene para os profissionais de saúde dos municípios filiados a entidade municipalista.