Coronavírus: Mais um caso suspeito no Maranhão; segundo registrado em menos de 24hs

A SES -Secretaria de Estado da Saúde informou na manhã deste sábado, (07), o registro de mais um caso suspeito de Coronavírus no Maranhão, o segundo em menos de 24hs. Nesta sexta-feira (06), o secretário de Saúde já havia confirmado o registro da suspeita de uma idosa, que retornou de viagem pela Itália, França e Espanha.

O novo caso também foi registrado em um hospital particular, trata-se de uma jovem de 28 anos que esteve em Portugal e na Espalha.

Os dois casos foram liberados para isolamento domiciliar por não apresentarem sinais de gravidade no quadro clinico, e aguardam resultados de exames.

O secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, tem recorrido as redes sociais para deixar os maranhenses informados sobre todos os alertas de suspeitas, o que tem demonstrado, além da eficiência, transparência.

Confira a nota emitida pelo Governo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inseriu mais um caso suspeito de novo coronavírus. Neste momento, dois casos suspeitos são monitorados no Maranhão.

O novo caso suspeito é referente a uma paciente de 28 anos, residente em São Luís, atendida em hospital particular, na sexta-feira (6), com quadro de tosse, febre baixa e dor na garganta. Os exames laboratoriais apresentaram resultados com parâmetros normais. A jovem esteve em países europeus (Portugal e Espanha) e regressou ao Brasil no dia 26 de fevereiro.

Nesta sexta-feira (6), a SES também divulgou outro caso suspeito. Uma mulher idosa, residente em São Luís, também retornou de viagem por países europeus (Itália, França e Espanha). De acordo com o monitoramento diário, o caso suspeito apresentou leve desconforto respiratório, coriza e permanece afebril. O hemograma acusou parâmetros normais.

Considerando que ambas as pacientes não apresentaram sinais de gravidade no quadro clínico, que necessitasse de internação, foram liberadas para isolamento e monitoramento domiciliar, realizado pela equipe do CIEVS Estadual e Vigilância Epidemiológica Municipal, conforme o Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus (COVID-19).

Atualmente, de acordo com novos critérios de classificação de caso suspeito de COVID-19 do Ministério da Saúde, todas as pessoas que chegarem ao Brasil de países da América do Norte, Europa e Ásia, e tiverem sintomas como febre, coriza, tosse, falta de ar poderão ser considerados casos suspeitos de COVID-19.

O seu endereço de e-mail não será publicado.