Com shows e diversas opções de lazer, Parque Independência recebe grande público na abertura da Expoema 2024

(Foto: Brunno Carvalho)

Grande público compareceu ao Parque Independência neste domingo (1º), para a abertura da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) 2024, que acontece em São Luís até o dia 8 de setembro. Um dos eventos agropecuários mais tradicionais do estado, a Expoema chega à sua 64ª edição reunindo em um só lugar, shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e várias opções de lazer e entretenimento.

O governador Carlos Brandão prestigiou a solenidade de abertura da exposição, visitou estandes e concedeu entrevista coletiva, onde  destacou à imprensa, as potencialidades da Expoema para movimentar a economia e gerar renda.

“Este é um evento tradicional e grandioso para o Maranhão. Temos aqui um espaço propício para a comercialização de animais, para a melhoria genética da pecuária do estado, para a venda de implementos agrícolas e para cursos de capacitação. Ao mesmo tempo, a Expoema é uma festa popular. Muita gente vem passear, trazer seus filhos para conhecer os animais. Por essa forte presença da população, temos muitos vendedores formais e informais, que fazem da exposição uma oportunidade para ganhar dinheiro, para melhorar a vida e pagar as contas das suas famílias”, frisou o governador.

Com o tema “Maranhão Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação: o agro maranhense para o mundo”, a Expoema 2024 é a primeira edição da feira que é realizada após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do governo federal, confirmar o novo status sanitário do rebanho maranhense, agora livre da febre aftosa sem imunização.

“O Maranhão a partir desse ano é zona livre da aftosa sem vacinação. Isso significa dizer que as portas do Maranhão se abriram para outros estados e para o mundo para a venda da carne bovina. Isso significa o quê? Que haverá uma grande concorrência para comprar a nossa carne. Com isso, o mercado fica mais competitivo, a carne fica mais valorizada e podemos vender com um preço melhor”, detalhou o governador durante a coletiva.

(Foto: Brunno Carvalho)

Na Arena de Shows, o primeiro dia da Expoema 2024 contou com a energia da cantora Fabrícia, o arrocha do cantor e compositor Nadson O Ferinha e com o sertanejo da dupla Diego e Victor Hugo.
Mas além das apresentações culturais, a programação da 64ª Expoema conta com leilões, torneio leiteiro, hipismo, exposições pecuárias, prova de 3 tambores, Fazendinha Kids, stands empresariais e institucionais. Entre as novidades da edição 2024 da feira, destaque para o Encontro Nordestino de Leite e Derivados e para os novos cursos e palestras nacionais que serão ministrados ao longo da exposição.

Para Ricardo Ataíde, presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) – instituição que realiza a Expoema, em parceria com o Governo do Estado – a exposição é uma grande oportunidade para alavancar a produção agropecuária maranhense, especialmente agora que o Maranhão conquistou o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação.

“Como o governador é um veterinário, entende bem do assunto, ele sabe das necessidades que nós precisamos para termos um bom evento e aumentar a qualidade do agronegócio maranhense. Isso é muito satisfatório e estamos, inclusive, comemorando o Maranhão livre da febre aftosa sem vacinação. Isso é muito importante, vai atrair novos investimentos e novos empregos para todos nós maranhenses”, pontuou Ataíde.

Gabinete itinerante

Uma das inovações da 64ª Expoema é o Gabinete Itinerante do Governo do Estado, que vai aglutinar nas instalações do Parque Independência, dezenas de órgãos e secretarias de Estado, para prestação de serviços no local do evento.

De acordo com o governador Carlos Brandão, equipes de 22 órgãos vinculados ao Poder Executivo Estadual estarão presentes na exposição. O objetivo, segundo o governador, é aproximar ainda mais a gestão pública da população.

“Aproveitamos também para trazer 22 secretarias aqui para dentro da exposição, para que a gente possa aproximar mais o governo da população. Aqui vamos mostrar as experiências, o trabalho que a gente está fazendo dentro do governo, e esse trabalho só tem sentido se a população tomar conhecimento. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para a população questionar, criticar e sugerir”, ressaltou Brandão.

Programação

Com entrada gratuita, a Expoema 2024 movimenta o setor pecuário, levando cultura e entretenimento para a população. Com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para essa edição – a programação conta com mais de 20 shows de artistas regionais e nacionais.

O evento contará ainda com shows dos artistas Silvanno Salles, Léo Magalhães, Zezo, Lucas Seabra, Bruno & Marrone, a banda Calcinha Preta, a cantora Thaís Moreno, Dorgival Dantas, a banda Forró Estourado, a banda Seu Desejo, o cantor Grelo, e Batista Lima, ex-vocalista da banda Limão com Mel.

A Expoema terá ainda, uma noite dedicada à música cristã, com shows de Forró D’Crente e da cantora e compositora Isadora Pompeo. Além disso, no espaço onde foi instalada a Arena de Shows também terá o Barracão do Forró todas as noites e espaço instagramável.

Neste domingo, o primeiro dia de Expoema também foi marcado pela abertura do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que acontece durante os quatro primeiros dias da feira.

Confira a programação completa e as principais notícias sobre a 64ª Expoema no perfil oficial da exposição no Instagram (@expoemaoficial), ou na página do Governo do Maranhão na internet (ma.gov.br).

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *