Carnaval de Godofredo Viana volta após dois anos e movimenta a economia local

Uma das festividades mais populares no Brasil é o carnaval. A celebração mobiliza as cidades que se preparam para receber os foliões nos blocos de rua e nos tradicionais desfiles das escolas de samba.

Para as principais cidades maranhenses, o período de festa representa uma movimentação na economia dos municípios. Em Godofredo Viana não é diferente, sem Carnaval oficial a dois anos, em razão da pandemia da Covid-19, no carnaval deste ano, quando atrações nacionais locais e regional se apresentarão durante cinco dias de folia, a expectativa é que isso represente um grande incremento na economia do município.

Embora não haja um levantamento oficial sobre o impacto da festa de Momo na economia local, não resta dúvida que a economia do município será aquecida em razão das atrações e da programação oficial do Carnaval, onde milhares de pessoas deverão se divertir durante quatro dias.

Para se ter uma ideia sobre a importância do Carnaval para a economia, após o cancelamento do carnaval em 2021, um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), comprovou que a economia do Rio de Janeiro por exemplo, deixou de movimentar cerca de R$ 5,5 bilhões em 2021 sem o carnaval. No caso de Godofredo Viana, os bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas e o comércio em geral, se prepararam para receber os foliões e aumentar o faturamento.

Além do impacto econômico, o carnaval é uma festa que tem relevância social, pois integra pessoas e promove o bem-estar de quem participa. É expressão cultural do povo, das comunidades. É também aprendizado para o público que conhece novas histórias ao cantar os sambas-enredo das escolas de Samba por exemplo.

Não resta dúvida que o retorno do Carnaval de Godofredo Viana traz uma movimentação à cidade. Para a Secretária Municipal de Cultura, Viviane, o carnaval não é um gasto de verbas, mas sim um investimento para o município, que resulta no crescimento do turismo e melhora da imagem da cidade no cenário estadual.

Dessa forma, a administração pública também tem um papel a cumprir na viabilização do carnaval e apoio à cultura, seja no investimento à infraestrutura, segurança, organização, decoração e receptivo de turistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *