O ex-vereador Abdias, os vereadores Jociedson de Aguiar, Diegão da Madeireira e o presidente da Câmara, vereador Braguinha, estiveram nesta quarta-feira (26), na sede do Ministério Público Federal, em São Luís, para protocolar graves denúncias de suspeitas de fraude envolvendo recursos federais da Educação em Vargem Grande.
De acordo com o robusto documento, cheio de provas e testemunhos de moradores envolvidos ilegalmente no esquema, a fraude no censo escolar pode ter causado um rombo milionário aos cofres públicos.
A denúncia se tornou pública no início de agosto, quando um programa de TV local revelou como era feito todo o esquema para inflar o número de alunos matriculados e assim, obter mais recursos federais. O blog chegou a tratar do assunto na reportagem Denúncia de fraude no censo escolar de Vargem Grande; Tem até morto matrículado.
Na reportagem foi revelado que até defunto estava matriculado regularmente em Vargem Grande, além de escolas e alunos fantasmas.
O documento também revela a mudança no padrão de vida do ex-secretário Thiago Braz, que após assumir a Secretaria de Educação do município, teria passado a ostentar uma vida de luxo.
Agora, os Procuradores da República devem iniciar investigação para apurar as denúncias. Caso prospere, o esquema pode complicar ainda mais a vida do prefeito Carlinhos Barros e do ex-secretário Tiago Braz.