A celebração do dia 18 de maio foi instituída em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat (órgão que trabalha para a eliminação da exploração sexual de jovens) no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, e daí surgiu a campanha Faça Bonito.
Em Itapecuru, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, executa o projeto com o lema “Faça Bonito além do 18 de maio”, ou seja, nossa luta é contínua. Até a próxima sexta-feira, serão ministradas palestras nas escolas e comunidades, panfletagem, reuniões, além de uma caminhada pela cidade.
Na cerimônia de abertura, que reuniu membros do executivo, legislativo, judiciário, ministério público e associações, a Secretária Municipal de Assistência Social Teresa Lauand afirmou que somos uma rede de proteção e, junto com a sociedade, somos responsáveis pela mudança da absurda realidade de ainda termos muitos casos de violência sexual contra as crianças e adolescentes, inclusive com a notificação de mais de um tipo de violação, com o agravante dos agressores serem membros da família, e em casa cometerem tamanha estupidez. Segundo ela, é preciso nos conscientizarmos de que é necessário fazermos mais por nossa juventude, no resgate às suas dignidades, aos seus direitos e ao respeito como seres humanos.