O blog Maramais revela dois áudios que deixa claro como o deputado Duarte Júnior seguiu mandando e desmandando no Procon, mesmo depois de ter deixado o órgão no início de 2018 para cumprir a legislação eleitoral e depois de ter sido eleito, em outubro do mesmo ano.
Em seu lugar, para dar ar de legalidade, assumiu como presidente do Órgão, a advogada Karen Barros, namorada do deputado.
Com a nova presidente, no entanto, nada mudou. Os contratos do Órgão com empresas prestadoras de serviço seguiram a mesma ordem deixada por Duarte, as centenas de servidores contratados também continuaram do mesmo jeito, sempre aguardando as ordens do deputado Duarte Júnior.
No primeiro suposto áudio que revelamos nesta reportagem, o então deputado eleito Duarte Júnior explica para a equipe de redes sociais, como devem proceder daqui para a frente, já que agora é deputado eleito. O áudio teria sido gravado no dia 19 de outubro, 12 dias após a eleição e sete meses depois de ter deixado de comandar o Órgão, pelo menos oficialmente.
“Atenção pessoal das redes sociais, ééé.. muita atenção. A partir de agora qualquer demanda relacionada a direito do consumidor, como essa bem aí que eu acabei de receber, pede o contato da pessoa e na hora que a pessoa encaminhar o contato, passa para o setor responsável para atender, ou Mariana ou Rafael, e passa ciência para Karen também. E responde a pessoa ‘vou, éééééé… vou requer uma equipe do Procon para atender essa demanda, qualquer problema, conte comigo’ pode responder desse jeito. Não sou candidato mais, sou deputado eleito, e como deputado eu posso fazer esses requerimentos, beleza? Confirmem todos ciências aí, ciências não, ciência. Ciência.” Diz o ex-presidente do Procon.
Seguindo o expediente normal do Procon, dando ordens pelo celular, o áudio abaixo revela como Duarte continuou usando o Procon em benefício próprio, mandando nas equipe de fiscalização e das redes sociais. Para faturar politicamente, o deputado eleito dizia como deveria ser feito nas redes sociais e logo e seguida repostava nas suas próprias redes, para que o cidadão entendesse que ele que resolvia. O arquivo é de 30 de outubro.
“Essa denúncia foi feita agora pelo Instagram. Ééééé… me marcaram lá, alegando esse problema, tá? No Ceuma do Renascença. Eu preciso que o Rafael articule uma equipe prá ir lá. Ééééé… Com tranquilidade retire a placa, manda a foto aqui. Éééé…. posta no storie do Procon, aí eu do RT com as minhas redes, e marco essas pessoas agradecendo aí.. agradecendo não, parabenizando pela denúncia.”
Leia também: Duarte Júnior e Karen Barros zomba da Justiça Eleitoral