Durante Sessão Solene, realizada nesta quinta-feira,19, a Assembleia Legislativa do Maranhão fez a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao alagoano Gabriel Valeriano Sabino Tenório. A homenagem foi feita por meio da Resolução Legislativa nº 1.182/2023, oriunda do Projeto de Resolução Legislativa nº 035/2023, de autoria do deputado estadual Francisco Nagib.
A Sessão Solene foi presidida pelo deputado estadual Florêncio Neto e contou com a presença do deputado Francisco Nagib; do secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira, que representou o governador Carlos Brandão; do vice-prefeito de Matões, Oziel Silva; do secretário-geral da OAB-MA, Gustavo Mamede; da subsecretária de Articulação Política, Agnes Oliveira; de familiares e amigos do homenageado Gabriel Tenório, sua esposa Cecília Tenório e o filho Olavo e outros convidados. Gabriel Tenório nasceu em Maceió, no estado de Alagoas, tem 37 anos de idade, e, atualmente, é secretário-adjunto de Articulação Política do Governo do Maranhão.
Reconhecimento
Ao justificar a homenagem na tribuna, o deputado estadual Francisco Nagib disse que o alagoano Gabriel Tenório tem uma forte ligação com o Maranhão, história que começou em 1991, em Matões. “Gabriel Tenório chegou ao Maranhão com 5 anos de idade, acompanhando seus pais, que escolheram a cidade de Matões para morar. E lá cresceu, estudou e, após formar-se em Direito, em Teresina, voltou para Matões para iniciar sua vida profissional e contribuir com a população daquela cidade. Hoje, ele é um grande líder político que trabalha fortemente por melhorias para a cidade, para a população matoense e com todo o estado. E hoje, a Assembleia Legislativa reconhece e agradece por sua dedicação ao Maranhão, tornando-o um Cidadão Maranhense, título que, tenho certeza, Gabriel Tenório honrará, com mais trabalho pelo nosso estado, especialmente por Matões, cidade que ele ama muito e atua para que se desenvolva e a população tenha acesso a políticas públicas”, afirmou Francisco Nagib, contando a trajetória do homenageado aos presentes à solenidade.
O agora Cidadão Maranhense, Gabriel Tenório disse que sentia uma enorme satisfação e honrado em estar na Assembleia Legislativa recebendo tão importante homenagem. “Agradeço ao deputado Nagib e a todos os demais deputados desta Casa, pela lembrança, que considero uma grande homenagem a mim e à toda a minha família. A partir de hoje, ao receber o título de Cidadão Maranhense, eu passo a pertencer ‘legalmente’ não só a Matões como aos demais 216 municípios do nosso estado do Maranhão. Eu fico feliz demais com a homenagem, mas quero dizer que o título de Cidadão Maranhense, me orgulha, mas o que me faz sentir mais maranhense mesmo, matoense, é o amor que tenho por Matões. A minha vida mesmo foi construída aqui. Minha vida, minha família, minhas amizades e a minha profissão. Então, me considero de fato um maranhense. A palavra pertencimento para mim demonstra o meu amor ao Maranhão, a Matões. Obrigado a todos que estão aqui hoje e por esta homenagem”, afirmou Gabriel Tenório.
Rubens Pereira destacou que a concessão do título de Cidadão Maranhense a Gabriel Tenório foi uma decisão unânime da Assembleia Legislativa, o que mostra a importância dele para o Maranhão.
“Hoje, é um dia histórico para nós, pois marca o reconhecimento a Gabriel Tenório de toda sua dedicação e trabalho por nossa cidade de Matões e por todo o nosso estado. Só recebe este título quem muito trabalha e contribui com nosso estado e Gabriel é um dos cidadãos que o merece muito. Parabéns à Assembleia, a Nagib e a Gabriel, que ainda tem muito a contribuir com o Maranhão e Matões”, destacou o secretário de Articulação Política.
Perfil
Gabriel Valeriano Sabino Tenório nasceu em Maceió, em Alagoas, em 1986. É filho de Luciano Sabino Tenório (in memorian) e Suely Mara Valeriano Sabino Tenório. Chegou ao município de Matões, no Maranhão, em 1991, com apenas 5 anos de idade, para acompanhar sua família, que se mudou para a cidade maranhense em 1990. É casado com Cecília Braga Tenório e pai de Olavo.
Iniciou seus estudos, no Ensino Fundamental, em Matões e cursou o Ensino Médio e o Ensino Superior em Teresina, no Piauí, polo educacional mais perto à época, onde se formou em Direito, em 2009, quando foi aprovado no Exame da Ordem e retornou para Matões. Desde então, mantém escritório em funcionamento na cidade, tendo, desde o início, exercido a advocacia pro bono (voluntária), o que faz até hoje em grande parcela das causas em que atua.
Com a sua atividade jurídica, veio a paixão pelo Maranhão e a vontade de contribuir ainda mais com a população matoense, tendo através da Fundação Luciano Tenório elaborado várias ações sociais no decorrer dos últimos anos com foco nas pessoas com maior vulnerabilidade social do município de Matões.
Colaborou com a cidade, também, exercendo os cargos de Secretário de Desenvolvimento Social e Secretário Municipal de Educação. Ampliou sua atuação pública para o estado, exercendo os cargos de Assessor Parlamentar desta Augusta Casa e Assessor Especial da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária). Atualmente, exerce o cargo de Secretário-Adjunto de Articulação Política do Governo do Maranhão.
Gabriel Tenório realiza um importante trabalho social em Matões, ajudando a população em condições de vulnerabilidade social, tanto prestando assistência jurídica gratuitamente, quanto promovendo ações de segurança alimentar, por meio da distribuição de cestas básicas e apoio em geral para que tenham acesso a políticas públicas nas áreas de saúde e educação.