A Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes realizou, neste domingo (10), a maior posse de novos membros e homenagens de seus 6 anos de história. A Presidente Jucey Santana declarou aberto os trabalhos e passou o comando da assembleia para o imortal Brenno Bezerra, que lembrou que no dia também estava sendo comemorado o aniversário de Mariana Luz e aproveitou para explanar sobre a vida de Sianica.
A primeira posse da noite foi a do escritor Nicodemos Bezerra, que passa a integrar o quadro de membros efetivos do sodalício. Ele ocupará a cadeira de nº3, patroneada pelo músico Apolinário Fonseca. Recepcionado por Mauro Rego, ele relembrou sua trajetória como professor, seus trabalhos literários ao redor do mundo, além do fato de ser ele o autor do hino, da bandeira e do brasão da cidade de Miranda do Norte.
Posteriormente, a AICLA deu posse aos seus primeiros membros correspondentes, que são pessoas não nascidas ou residentes em Itapecuru, mas que têm contribuído com os projetos da Academia. Dentre os empossados estão Mirella Cezar Freitas, Dilercy Aragão Adler, Vavá Melo, João Pimentel Cantanhede, Felipe Camarão, dentre outros. Coube a Procuradora de Justiça Fátima Travassos discursar em nome de todos os empossados. Ela lembrou o período em que trabalhava em Itapecuru, suas poesias publicadas em jornais da cidade e o grupo de jovens que mantinha para desenvolver projetos artísticos.
No ato, também houve a outorga da Comenda Mariana Luz, que é um símbolo de amizade, de equidade e da pureza de sentimentos por parte de ilustres pessoas, que desde a fundação da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, têm sido verdadeiros parceiros, seja no ato de prestigiar ou de apoiar a cultura itapecuruense. Foram homenageados o senhor Luis Gaúcho, a Irmã Itelvina, os médicos Edmar Bezerra e Francisca Eliana, os empresários Sebastião Ribamar, Antonio Lages (no ato representado pelo filho Ricardo Lages), Nonatinho; e a Secretária de Assistência Social Teresa Lauand. Em seu discurso, esta última enfatizou: “Se antes a cultura já era algo que sempre lutei por sua valorização, hoje me sinto cada vez mais motivada em vê-la crescendo e sendo difundida em Itapecuru Mirim. Nesta bela noite, surgirão novas ideias, novos incentivos e mais prestígio ao setor artístico-cultural municipal, e eu não serei uma mera espectadora disso tudo. Faço questão de estar unida aos produtores culturais de Itapecuru no engrandecimento da arte”.
O momento mais esperado foi a posse dos membros honorários e beneméritos. O Presidente da Câmara Carlos Junior recebeu a primeira honraria e lembrou do apoio unânime da Câmara à doação de uma sede para a AICLA. Falando nela, o Prefeito Miguel Lauand fez a assinatura do termo de doação que oficializou a honraria. Dr Miguel foi empossado membro honorário e benemérito perpétuo. Recepcionado pela imortal Teresinha Muniz, se emocionou ao ver sendo recordado o seu trabalho em prol da cultura em seus dois primeiros mandatos.
Em seu discurso, Dr Miguel enfatizou que a AICLA já se tornou uma referência em todo o estado do Maranhão. Seu nome faz referência a três segmentos que não perdem a sua força, nem seu brilho: ciências, letras e artes. Mas acima de tudo, todo e qualquer itapecuruense enxerga na AICLA uma grande e verdadeira expoente e defensora de nossa cultura. Ele ainda lembrou: “Desde quando tomei posse como Prefeito de Itapecuru, estendi minhas mãos à AICLA. Com muito bom grado, doei um prédio para que seja sede deste sodalício e creio que esta bela parceria que tenho e que manterei com a Academia renderá belos e preciosos frutos para a cultura itapecuruense, que hoje retoma o seu merecido auge. Agradeço de coração este belo título que recebo nesta noite, e é com muita humildade que garanto que ele só fará crescer o meu intuito de reconstruir minha cidade e fazer Itapecuru progredir também no campo artístico-cultural, pois sei que neste município não faltam elementos, nem pessoas capazes de alavancar a cultura local, aumentando assim o amor que todos nós temos por nossa cidade”.
A noite se encerrou com apresentação de alunos da Escola de Música Joaquim Araujo.
Fonte: ASCOM/AICLA