A tradicional festa do povoado Manga, realizada anualmente pelos moradores da comunidade rural de Barão de Grajaú, não acontecerá neste domingo (7).
O evento, que movimenta a região e atrai visitantes de várias localidades, foi cancelado após uma série de ações da Prefeitura de Barão de Grajaú que, segundo moradores, inviabilizaram a realização da festividade.
De acordo com barraqueiros e organizadores, os alvarás e licenças para funcionamento, previamente emitidos pela própria prefeitura, foram posteriormente cancelados. Além disso, moradores relataram que vias de acesso do povoado foram interditadas, dificultando a chegada de estruturas e trabalhadores que participariam do evento. Um palco que seria utilizado na festa também teria sido recolhido por determinação da gestão municipal.
Os barraqueiros afirmam ter sido os mais prejudicados, já que muitos haviam investido seus próprios recursos na expectativa de vendas durante o evento. “A gente se preparou, gastou dinheiro, tirou licença como mandaram, e depois cancelaram tudo em cima da hora”, relatou um comerciante local, que preferiu não se identificar. Para eles, o cancelamento repentino provocou perdas financeiras e frustração entre aqueles que aguardavam a festa como oportunidade de renda extra.
Moradores do povoado atribuem o cancelamento à postura do prefeito Glaydson Rezende, que, segundo eles, teria adotado medidas que impossibilitaram a realização da festa deste ano.