Neto Evangelista ressalta inauguração do curso de Medicina da UEMA em São Luís

O deputado estadual Neto Evangelista destacou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (16), a importância do novo prédio do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que abriga o Complexo de Ciências da Saúde do Curso de Medicina do Campus Paulo VI da Uema, inaugurado na segunda-feira (15), em São Luís. Segundo o parlamentar, trata-se de uma verdadeira revolução no ensino superior do estado.

De acordo com o parlamentar, a qualidade da estrutura entregue supera, inclusive, a de cursos de Medicina particulares já existentes no Maranhão.

“O governador Carlos Brandão entrega para a sociedade uma universidade que vai formar bons profissionais de Medicina para o nosso país, em um cenário no qual, infelizmente, muitos cursos foram abertos de forma açodada, sem a devida condição de preparar médicos para a grande responsabilidade de cuidar de vidas”, afirmou Evangelista.

O deputado pontuou que o espaço é formado por três segmentos. O prédio Educacional contém oito salas de aula, doze salas de tutoria, duas salas de simulação realística, dois laboratórios morfofuncionais, dois laboratórios de habilidades médicas, dez consultórios práticos, salas de atendimento ao aluno, estudos e professores. Abriga ainda o Núcleo Psicopedagógico (NEXO), diretórios acadêmicos, laboratório de informática, cantina e os setores administrativos dos cursos.

O prédio ambulatorial (Clínica-Escola) é um espaço destinado à prática clínica dos estudantes, equipado com 15 consultórios, sala de eletrocardiograma, sala de reunião e ambientes de apoio. E o prédio do Laboratório de Anatomia Humana possui duas salas de aula prática, sala de preparo de peças anatômicas e sala de paramentação, proporcionando um ambiente adequado para os estudos fundamentais da medicina.

Neto Evangelista também destacou a relevância da aprovação, pela Assembleia, da regulamentação que garante 50% das vagas da UEMA para alunos oriundos da rede pública, medida enviada pelo Executivo. Antes, no curso de Medicina, apenas 10% das vagas eram ocupadas por egressos da escola pública. “Com essa conquista, vamos permitir uma competitividade justa”, disse.

Investimento

O parlamentar afirmou que, em breve, será formada a primeira turma de Medicina da UEMA em São Luís, citando o exemplo de Patrícia, jovem autista presente na turma inaugural. Ele reforçou ainda que o Governo do Estado vem fortalecendo também a educação básica, investindo em tecnologia e ampliando políticas de inclusão na universidade.

“Com o curso de Medicina completamente equipado, a UEMA entregará profissionais de qualidade. Não posso deixar de parabenizar a equipe do governador Carlos Brandão, em especial o secretário Aparício, responsável pela execução da obra, e o próprio governador, que assumiu a responsabilidade de, pela primeira vez na história, garantir esse curso em São Luís”, concluiu.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *