O ministro do Esporte, André Fufuca, visitou nesta segunda-feira (15) as obras do Centro Aquático do Complexo Esportivo do Canhoteiro, em São Luís (MA). Ao lado do secretário estadual Celso Dias, ele acompanhou o andamento da construção da primeira piscina olímpica pública do Maranhão.
Paralisadas por 10 anos, as obras foram retomadas em fevereiro deste ano por meio de parceria entre o Ministério do Esporte e o Governo do Maranhão. O complexo será revitalizado com duas piscinas: uma de salto e outra olímpica, com dimensões oficiais e padrão internacional.
“O Maranhão terá sua primeira piscina olímpica pública, pronta para treinos e competições. Sob orientação do presidente Lula, ampliamos o acesso ao esporte”, disse Fufuca. O investimento é de R$ 17 milhões.
O novo centro chega em um momento de destaque para os nadadores maranhenses. Davi Ermes se tornou hexacampeão nos 50m borboleta no Brasileiro da CBDI. Já nos Jogos da Juventude 2025, Paulo Marcelo e Stefany Amorim conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente.
As obras já concluíram remoções estruturais, escavações e preparação da nova arquibancada. As próximas etapas incluem fundações, pavimentação e impermeabilização das piscinas.