Fufuca vai buscar modelos de combate à violência no esporte do outro lado do oceano

O ministro brasileiro do Esporte desembarcou em Frankfurt, Alemanha, para conhecer iniciativas que estão afastando do esporte os episódios de violência.

Além de lidar com os desafios diários da pasta, o ministro do Esporte, André Fufuca, tem os olhos voltados para o mundo, sobretudo para as experiências que, lá fora, no exterior, estão afastando das arenas esportivas as cenas de violência.

Agora mesmo ele desembarcou na cidade de Frankfurt, na Alemanha, para conhecer uma iniciativa sociopedagógica criada nas décadas de 1980 e 1990 como resposta à crescente violência entre torcidas organizadas.

O Fanprojekte, como o projeto foi batizado por lá e que numa tradução livre pode ser chamado de “Casa do Torcedor”, deu tão certo que já se espalhou por 70 das principais cidades alemãs, com forte presença do futebol.
“Na década de 80 e 90, a Alemanha vivia índices alarmantes de violência nos estádios, e graças a esse projeto, os números caíram drasticamente. Só no ano passado, 95% dos torcedores afirmaram considerar os estádios um ambiente seguro”, afirmou o ministro André Fufuca.
E ele já avisou, até o final do ano, inaugura aqui no Brasil a primeira “Casa do Torcedor”, projeto inspirado na experiência alemã.

Encontro com Joana Maranhão

O ministro também se reuniu com a ex-nadadora Joana Maranhão, referência nacional não apenas no esporte, mas também na luta pelos direitos humanos e contra o abuso sexual no meio esportivo. Joana, que em 2005 denunciou publicamente abuso sofrido na infância por um técnico, é hoje uma voz ativa na defesa de políticas públicas de proteção à infância e no enfrentamento à impunidade.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *