O governador Carlos Brandão (PSB), inaugura nesta quarta-feira (23), a primeira etapa da Avenida Metropolitana, obra que deve criar o cinturão metropolitano, ligando a BR-135, até a Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, quando concluída, contemplando todos os municípios da grande Ilha.
A obra, moderna, com três pistas de cada lado, calçada e ciclovia, conta ainda com um sistema moderno de iluminação.
O primeiro trecho começa na Vila Funil e vai até a Avenida Principal do São Raimundo, com 1,6 km de extensão.
Com a nova rota, o fluxo de veículos no São Cristóvão, e até mesmo no recém inaugurado Elevado da Cidade, deve diminuir.
Paralela a essa importante obra, uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, pelo menos outras duas frentes devem avançar nos próximos 12 meses.
A primeira, trata-se da Avenida Litorânea, em um trecho de 7 km que vai da Praça de Iemanjá, no Olho D’Água, em São Luís, até a Rua Urucutiua, no Araçagy, no limite territorial entre São José de Ribamar e Paço do Lumiar.
A segunda obra, é a duplicação da MA-204, com o mesmo padrão de três pistas de cada lado, ciclovia e calçada, além da iluminação em led. Esse trecho será feito do Elevado Neyva Moreira até o retorno próximo à Beira Rio.
Depois que todos os três estiverem concluídos, serão beneficiados 1 milhão de maranhenses diariamente.