O blog Maramais fez um levantamento de prováveis nomes cotados para dirigir órgãos federais no Maranhao, no governo Lula (PT).
Entre as principais instituições, estão o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco do Parnaíba (Codevasf); Companhia Nacional de Abastecimento ( Conab); Secretaria Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit); Coordenação Federal de Pesca; Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Um dos principais nomes é o de Criciele, candidata a deputada estadual pelo PT com quase 19 mil votos, ligada ao conselheiro do TCE Washington Oliveira, membro da executiva estadual do PT , do movimento negro. Além disso, tem a simpatia de Flávio Dino pra ocupar uma superintendência.
Outro nome bem cotado é o de Chico Gonçalves, histórico do PT, Professor da UFMA, ex-secretário de direitos humanos do Governo Dino, o jornalista é o dos nomes que podem assumir um dos órgãos federais no Maranhão.
Na lista também está o de Samuel Barroso. Com passagem recente pela SAF, ainda no final do governo Dino, Samuel é irmão de Márcio Jerry e esteve na articulação da campanha do deputado eleito Rodrigo Lago. Samuel é graduado em Ciências Contábeis pela UFMA, com mestrado em administração pública, e professor efetivo do IFMA. Também é membro do diretório estadual do PCdoB .
Karla Trindade, do PCdoB estadual, atual Secretaria adjunta de saúde, tem a amizade e simpatia de Flávio Dino.
Mávio Rocha, membro do PCdoB, foi secretário adjunto da agricultura familiar, e candidato a deputado estadual na última eleição.
Simone Limeira, atual ocupante de uma diretoria na assembleia, com forte liderança em Grajaú. Filiada ao PCdoB, e muito próxima de Márcio Jerry e Othelino.
Zé Inácio, Cleiton Noleto e Henrique do PT completam a lista.