O jornalista e professor universitário Euclides Barbosa Moreira Neto foi agraciado, esta semana, com o título de Cidadão Ludovicense concedido pela Câmara Municipal de São Luís.
A proposição foi feita pelo vereador Raimundo Penha (PDT) e aprovada unanimemente pelo plenário da Casa.
A solenidade foi bastante prestigiada, uma vez que Euclides possui relevantes serviços prestados à sociedade da capital maranhense.
“Trata-se de um reconhecimento mais do que justo a uma pessoa que sempre lutou, por exemplo, pela cultura maranhense. Professor Euclides tem trabalho prestado à cidade de São Luís e a concessão deste título apenas referenda esta contribuição”, afirmou Penha.
Euclides agradeceu o vereador e a Casa Legislativa.
Bastante emocionado, ele disse se sentir lisonjeado com a homenagem.
Euclides Barbosa Moreira Neto nasceu em 13 de abril de 1957, na cidade de Cururupu – MA. Sua formação educacional e acadêmica ocorreu em Instituições de Ensino Público e atualmente é Professor Universitário, ministrando as disciplinas: Jornalismo Cultural, “Produção Cultural”, Jornalismo de Revista e Laboratório de Telejornalismo.
Graduado em Comunicação Social, Habilitação Jornalismo, na UFMA (1976-1979); Possui as seguintes especializações: Teoria e Prática em Jornalismo, ministrado na UFMA (1981-1982); Planejamento da Comunicação, na Universidade Federal de Minas Gerais, em convênio celebrado com a Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação Friedrich Ebert da República Federal da Alemanha, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa da Comunicação – ABPEC com o Centro Internacional de Studios Superiores de Comunicación para América Latina – CIESPAL (1982); Mestrado em Comunicação, viabilizado por meio de convênio firmado entre a Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Universidade Virtual do Maranhão UNIVIMA (2009- 2011).
Ao longo de sua carreira como docente, sempre se envolveu com a área de extensão e cultura, desenvolvendo atividades em todas as áreas de expressões artísticas, principalmente na área audiovisual. Sua intensa ação desenvolvida na área cultural na capital maranhense o levou a atuar como produtor cultural, ator, crítico de arte e cineasta.
Na atividade audiovisual, dirigiu e produziu vários filmes, obtendo diversas premiações em festivais de cinema e vídeo pelo Brasil, destacando-se os filmes: Mutações, Colonos Clandestinos, Bom Jesus, A greve da meia-passagem, Alegre Amargor, Feições, Mamucabo, Periquito Sujo, Jardins Suspensos e o vídeo O lavrador de palavras. No quadriênio 2009-2012, foi Presidente da Fundação Municipal de Cultura, órgão vinculado à estrutura da Prefeitura de São Luís.
No ano de 2012 recebeu do Governo do Estado do Maranhão o título de Comendador, considerando os bons serviços prestados à cultura maranhense. Como integrante da comunidade universitária, tem se dedicado a pesquisar a atuação das manifestações culturais, reggae e o carnaval, no meio cultural maranhense.
Euclides Barbosa Moreira neto tem livros e artigos publicados nas décadas de 1970, 1980 e 1990, quando ainda não era obrigatório a exigência de se ter o ISBN na ficha catalográfica, estando eles: – O artigo “Sistema de Comunicação na Capital Maranhense”, publicado na coletânea “Jornalismo no Brasil Contemporâneo”, organizado por José Marques de Melo e Waldimas Galvão, no ano de 1984, pela ECA/USP; O livro “Primórdios do Cinema em São Luiz”, publicado pelo Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UFMA, em 1977; Peça Teatral “ A Ordem na Praça, em 1978; A Pesquisa “Marcas do Cinema do Maranhão”, em 1980; O Cinema dos anos 70 no Maranhão, em 1982, entre outras.