Uma pesquisa divulgada pelo Emet Instituto, que curiosamente tem entre suas atividades econômicas a comercialização de armas de fogo, o serviço de limpeza de fossa, e pelo menos mais duas dúzias de outras atividades, assanhou os ânimos dos pré-candidatos em Imperatriz.
Acontece que mesmo liderando essa pesquisa com 17,83% das intenções de votos, o ex-prefeito Ildon Marques não poderá concorrer as eleições até 2025, já que em maio deste ano, o TSE – Tribunal Superior Eleitoral confirmou a decisão do TRE – Tribunal Regional Eleitoral que indeferiu o registro de candidatura de Ildon nas eleições de 2018.
No parecer do Ministério Público que resultou em condenação, o ex-prefeito de Imperatriz usou produtos que deveriam ser usados na merenda escolar da rede municipal de ensino para montar cestas natalinas e distribuir como “presente”.
Pesquisa Emet
Além de Ildon Marques, que lidera com 17,83%, o atual prefeito Assis ramos aparece tecnicamente empatado com 17,47%, seguido do deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), também tecnicamente empatado com 13,48%; colado no grupo da frente, aparece o também ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), com 12,67%.
Em um segundo pelotão estão Daniel Fiim (MDB), com 4,43%; o pastor Laercio Castor (PSL), com 3,17%; o empresário Rodrigo Brasmar (PSD), com 3,08%; a juíza aposentada Maria das Graças (PTC), com 1,54%; e o atual presidente da Câmara de Vereadores do município, Zé Carlos (Patriotas), com 1,18%.
Registrada sob o número MA-09178/2020, a consulta ouviu 1.060 eleitores que votam na cidade, sendo 94,8% das entrevistas na zona urbana e 5,2% na zona rural, entre os dias 5 a 7 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2.9 pontos percentuais para mais ou menos, e o intervalo de confiança de 95%.