A poderosa Eneva S/A, empresa de geração, exploração e produção de petróleo e gás natural e comercialização de energia elétrica com forte atuação no Estado, principalmente no município de Trizidela do Vale, se prestou esta semana, a um patético papel em comunidades do município que além da crise causada pelo coronavírus, sofre com enchentes que já atingiu mais de 5 mil pessoas, segundo relatório oficial da Defesa Civil. .
Após anunciar que ajudaria o Maranhão no combate ao coronavírus, a empresa, de maneira isolada, fez festa para entrega de 250 kits de higienes à algumas famílias das proximidades da empresa.
Para decepção dos beneficiados, os festejados kits de ajuda continham apenas 01 sabonete e 01 detergente líquido, avaliados em aproximadamente R$ 3 reais, cada kit.
A ajuda da empresa ao município logo virou piada na região e nos comércios locais, que passaram a oferecer a casadinha simíliar do produto com o anúncio “Kit Eneva só R$ 3”.
Já o prefeito Fred Maia, que tem lutado para garantir assistência aos milhares de desabrigados, além de lutar para garantir o isolamento social e evitar contaminação do Covid-19 na região, soltou o verbo contra a empresa após tomar conhecimento da nota de esclarecimento da empresa que alega já contribuir com pagamento de impostos aos municípios da região.
“Eles falam que o pagamento dos royalties é como se fosse um favor que eles fazem. Eles não estão fazendo favor não, eles estão tirando as riquezas do subsolo do município, e poderiam dar muito mais em troca. Eles levam bilhões e devolvem tostões e quer dizer que tá muito bom? Aí vem com uma desculpa esfarrapada dessa, tinha que criar era vergonha na cara, um bando de fila da puta desses.” Escatitou o prefeito de Trizidela do Vale.
Veja a nota da empresa
A Eneva esclarece que a distribuição de kits de higiene para os moradores próximos às operações da empresa em Trizidela do Vale, Santo Antônio dos Lopes, Capinzal, Lima Campos e Pedreiras tem como objetivo prioritário apoiar as lideranças comunitárias dessas localidades, com as quais a Eneva mantém diálogos constantes, nas suas ações de educação sanitária, priorizando neste momento as atitudes de prevenção que evitam a propagação do coronavírus (Covid-19), como lavar as mãos frequentemente.
Os kits estão sendo entregues de forma gradativa e serão intensificados de acordo com as necessidades e vulnerabilidades de cada comunidade.
Solidária às famílias que enfrentam dificuldades neste momento de pandemia, a empresa avalia outras iniciativas que possam ajudar as comunidades.
Para contribuir da forma mais eficaz possível, representantes da Eneva têm mantido contato com as lideranças comunitárias locais a fim de definir em conjunto as ações mais adequadas ao momento.
A Eneva disponibiliza o canal de atendimento gratuito 0800 730 10 60 para dúvidas, críticas e sugestões.
Cabe ressaltar que a Eneva preza pelo cuidado e respeito aos seus colaboradores, comunidades e autoridades públicas com as quais se relaciona, buscando sempre manter o diálogo e transparência nas suas atitudes.
A empresa cumpre rigorosamente com todas as suas obrigações legais e fiscais nas esferas federal, estadual e municipal.
As operações do Complexo Parnaíba mantêm o fornecimento de energia para as regiões Norte e Nordeste do país, gera empregos locais, renda que movimenta o comércio e serviços da região, e o recolhimento de impostos, além do pagamento de royalties, que são repassados pela União ao estado do Maranhão e aos municípios de Trizidela do Vale, Santo Antônio dos Lopes, Capinzal, Lima Campos e Pedreiras.