O município de Viana, na Baixada Maranhense, sai na frente mais uma vez, ao lançar um software educacional para que os alunos do ensino fundamental tenham acesso às aulas através da tela do celular.
A iniciativa foi tomada pela administração do Prefeito Magrado Barros após a Pandemia do Covid-19 ter afetado e impactado a educação de forma negativa. Já que por Decreto Estadual e Municipal as aulas estão suspensas até o fim do mês de abril.
O desenvolvedor do software é um estudante de Engenharia Elétrica, de 21 anos, da Universidade Federal do Maranhão. João Guilherme, que é vianense, disse que essa é a primeira plataforma desenvolvida exclusivamente para alunos da rede pública municipal do Maranhão.
Por meio de aulas online não obrigatórias para dispositivo mobile ou desktop, os alunos da cidade podem ter acesso a todo conteúdo que seria dado em sala de aula, caso o mundo não fosse surpreendido pela Pandemia do Coronavírus.
A gestão pública disse que ainda é preciso incentivar os discentes a descobrirem novos recursos que possam auxiliar o processo de aprendizagem, já que a plataforma é inovadora e desconhecida por muitos.
A plataforma (ainda em fase de teste) irá estar disponível para download em lojas de aplicativo, onde depois do primeiro cadastro o alunos terão acessos a série de recursos que irá ajudá-los a enfrentar este momento crítico pelo qual o mundo tem passado.
A plataforma poderá ser acessada a partir de qualquer dispositivo com conexão a internet, podendo inclusive, garantir o download de materiais para acesso offline.
O software educacional será lançado oficialmente na manhã desta terça-feira, 07.
João Guilherme, que teve como colaborador um amigo de faculdade, Fabrício, também estudante de Engenharia Elétrica, disse que a iniciativa partiu do Prefeito Magrado e que ele, como desenvolvedor, entende que essa é uma forma de minimizar prejuízos causados pelo Coronavírus, dessa forma, todo o software teve custo zero para a administração pública.
“Acredito que se os demais gestores tiverem compromisso com a educação, deverão tomar atitudes como a do Prefeito Magrado Barros e buscar soluções tecnológicas para este momento crítico pelo qual estamos passando”, completou Guilherme, vianense e desenvolvedor do software.
O aplicativo não tem como objetivo substituir as aulas presenciais, mas vem como ferramenta de suporte nesse momento.