O deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) poderá ganhar o reforço da família Bolsonaro em seu palanque durante a campanha para prefeito de São Luís. A tese ganhou força com as filiações do clã Bolsonaro ao Republicano10, mesmo partido do deputado maranhense.
O movimento feito pelos filhos do presidente Jair Bolsonaro é muito parecido com o que desencadeou a saída do clã Bolsonaro do PSL. Primeiro saiu os filhos e logo em seguida o pai também deixou o partido.
Agora, Carlos e Flávio Bolsonaro fazem o movimento inverso, ao filiar-se ao Republicanos. Além dos dois filhos de Bolsonaro, a ex-esposa do Presidente da República também filiou-se ao Republicanos nesta sexta-feira (27).
Nos bastidores político, já está sendo aguardada a filiação de Jair Bolsonaro ao partido.
Em nota, o presidente do Republicanos10, deputado Marcos Pereira, disse que o partido tem autonomia estadual no Maranhão, que tem como presidente regional o também deputado Cleber Verde.
O problema é que Pereira não sabe até quando essa autonomia será garantida, já que com uma eventual filiação da autoridade máxima do País, o jogo muda completamente.
Na prática, caso Jair Bolsonaro venha a se filiar ao Repúblicanos10, poderá visitar o Maranhão durante a campanha eleitoral e pedir voto para o ex-comunista.