O final de semana foi de muito trabalho e ações em diversas áreas em favor da população de Viana, na baixada maranhense.
No sábado (15), o prefeito participou do 1º Encontro Regional da Pastoral da Mulher Marginalizada – PMM, na sede do Centro Pastoral Nazaré. O evento teve como principal foco a discussão sobre a garantia de direitos da mulher.
Magrado Barros s firmou parceria com a Pastoral e informou que logo será feita uma reunião com os membros da Secretaria da Mulher, para que seja discutido meios de fortalecer as ações da PMM.
“É uma parceria muito importante. Vamos discutir as políticas públicas voltadas as mulheres de nosso município, aproximando o poder público e assim garantindo a defesa das vianenses”, comentou o prefeito.
O evento teve duração de dois dias e contou com a participação de representantes das dioceses de municípios como Bacabal, Pedreiras e outros.
A coordenadora da PMM de Viana, Ivanilde Padilha, destacou que esse trabalho teve início no ano de 1994, quando um grupo de mulheres inquietas com a situação de vulnerabilidade social e violência de muitas, resolveram dar as mãos.
“Enquanto se encontrar mulheres em situação de vulnerabilidade, ali há uma missão da Pastoral da Mulher, que é ser uma presença profética, uma presença denunciante, uma presença evangélica, levando a palavra de Deus”, afirmou.
Em seguida o prefeito esteve conferindo o trabalho realizado pelos profissionais do setor de Vigilância em Saúde, que promoveu o dia “D” de vacinação contra o Sarampo.
Foram imunizados crianças e jovens de 5 a 19 anos em todos os postos de saúde do município.
A superintendente de Vigilância e Saúde, Joyce Botelho, destacou que a campanha segue até 13 de Março, período em que pessoas com faixa etária de até 29 anos também poderão ser vacinadas.
Já no conjunto habitacional Frei Sarafim a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social do município esteve realizando durante todo o dia um mutirão de cadastros no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, do governo do Estado.
O programa garante a redução de até 60% na conta de energia elétrica de famílias com baixa renda.
“Esse programa é de imensa importância para a vida dos moradores do residencial Frei Sarafim. São pessoas de baixa renda que serão beneficiadas com a diminuição da energia elétrica”, destacou Rivalgênia.
No total foram cerca de 300 famílias cadastradas, sendo que as inscrições podem ser feitas há qualquer momento na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.
“Estou muito agradecida a Deus por mais esse benefício social que a Prefeitura de Viana trouxe para os moradores do residencial Frei Sarafim, pois a conta de luz tava vindo muito alta e foi um benefício maravilhoso”, destacou a moradora Débora Kelly Silva.
Vale destacar que após o carnaval serão realizados mutirões nos principais povoados da zona rural.