O deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) recorreu aos seus aliados para pressionar os colegas do parlamento durante a sessão desta quarta-feira (16), que votaria a PL 350/2019, chamada de Projeto de Lei Anticorte.
Vendo a possibilidade de derrota, mesmo com a galeria lotada e militantes hostilizando deputados contrários a PL, Duarte solicitou a retirada do projeto. Fernando Pessoa pediu ao presidente que mantivesse a votação.
A divergência motivou manifestações na galeria, e foi preciso intervenção da presidência, já que pelo regimento interno, não é permitido nenhum tipo de interação.
Ainda durante a contagem de quórum para votação, o pré-candidato a vereador Matheus do Beiju, aliado de primeira hora de Duarte e que teria mobilizado boa parte do público presente, se exaltou e passou a mirar o deputado Fernando Pessoa, que insistia na votação.
“Tá com medo Fernando Pessoa?” gritou o aliado de Duarte em certo momento.
Após várias tentativas de hostilização contra deputados, mais uma vez a presidência precisou interceder e alertar sobre as regras do regimento interno.
Sem quórum suficiente, a votação foi adiada e Duarte Júnior ganhou tempo para tentar conseguir os 22 votos necessários.
Pela forma hostil como os militantes se comportaram, existe a possibilidade da galeria permanecer fechada durante a votação.