A prefeitura de Matões do Norte por meio da secretaria de Saúde e Educação em um amplo conjunto com todos os profissionais do “Programa Saúde na Escola” preparou um imenso planejamento para o Setembro Amarelo. A visita dos profissionais estão acontecendo nas escola da sede e na zona rural.
O objetivo da ação é chamar a atenção do público escolar com a percepção do suicídio como forma de findar o sofrimento que pode estar atrelada a outras adversidades enfrentadas pelo jovem, seja dentro, seja fora da escola. Questões como bullying e cyberbullying, depressão, relações familiares conturbadas, entre outras, podem estar na raiz do problema.
Vale lembrar que, o trabalho de prevenção ao suicídio, especialmente em escolas e no ambiente familiar, é contínuo. Afinal, as questões que podem levar um jovem a um ponto extremo não surgem de um dia para o outro.
Assim, é interessante que a escola seja um ambiente de formação voltado também à Educação Emocional. Dessa forma, o jovem pode aprender a redimensionar seus problemas, encarar as adversidades da vida e se abrir emocionalmente sem medo de ser julgado.
Sobre a abordagem
É importante que a abordagem do Setembro Amarelo na escola incentive a ausência de julgamentos. Os educadores podem criar situações que estimulem os estudantes a combater processos de estigma e discriminação relacionados ao assunto. Nesse sentido, cabe priorizar o diálogo e mostrar que a solução não está em ignorar os momentos difíceis.