Vereadores e prefeito fortalecem parceria em favor de São Luís

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) realizou, nesta quarta-feira, visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT).

Acompanhado dos vereadores Paulo Victor (PROS), Francisco Chaguinhas (PP), Edson Gaguinho (PHS), Marcelo Poeta (PC do B), Concita Pinto (Patriotas) e Francisco Carvalho (PSL), Osmar reforçou com Edivaldo a parceria institucional e independente entre os Poderes; ratificando, ainda, um pacto de união que deve prevalecer com o objetivo de discutir as problemáticas da cidade e encontrar soluções para resolvê-las com a maior brevidade possível.

“Neste momento de crise econômica, os poderes constituídos, assim como a iniciativa privada, têm de estar unidos para que se obtenha maior resultado na aplicação dos recursos em benefício da população. Os poderes são independentes, porém, quando a causa maior for o bem da cidade e de seus habitantes, estarão unidos sempre”, afirmou o presidente da Casa.

Edivaldo parabenizou Osmar pela forma harmoniosa com a qual ele vem conduzindo à Câmara.

De acordo com ele, o parlamentar já demonstrou, diversas vezes, total interesse em modernizá-la visando atender as demandas dos vereadores e, consequentemente, prestar um serviço mais ágil e eficaz ao povo.

“O presidente Osmar, tenho certeza, realizará um grande trabalho, aproximando esta Casa da população e apreciando os temas que verdadeiramente interessam o cidadão ludovicense”, disse.

O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar que, em breve, novos investimentos serão feitos no setor da saúde, educação e melhoria da infraestrutura do Centro Histórico e de outros logradouros públicos da capital.

Para Paulo Victor, a união dos Poderes faz-se necessária, uma vez que, este ano, o Brasil vive um novo momento político.

“Edivaldo e Osmar dão exemplo de como deve ser uma relação institucional que trabalhe pela cidade, mas que, ao mesmo tempo, também seja independente. Nós, vereadores, ampliaremos o debate na Casa acerca de temas importantes e o resultado disto será levado para o Executivo, que tem a tarefa de transformar as proposições em ações concretas”.

Avaliação semelhante fez o vereador Chaguinhas. Segundo ele, Câmara e Prefeitura sempre devem estar unidas para atender as reivindicações do cidadão.

Também participaram do encontro os secretários municipais Pablo Rebouças (Governo), Jota Pinto (Relações Institucionais) e Ivaldo Rodrigues (Articulação Política).

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Edivaldo vistoria obras do Ecoponto Centro que será o primeiro com galpão de triagem

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior vistoriou, na manhã desta quinta-feira (3), as obras do novo Ecoponto que está em construção na Avenida Senador Vitorino Freire, no Anel Viário, área central de São Luís. Com 80% dos trabalhos concluídos, o Ecoponto, que irá somar a 11 outros já em pleno funcionamento, reforça as ações da Prefeitura na área da gestão dos resíduos sólidos, sendo essas um compromisso do prefeito com a população. O equipamento vai beneficiar moradores de toda a cidade e mais diretamente os que vivem no Centro e em bairros vizinhos. O Ecoponto será o primeiro a contar com um galpão de triagem, que facilitará o processo de reciclagem, contribuindo ainda com o trabalho realizado pelas associações.

O galpão será entregue em regime de cessão à Associação de Catadores de Material Reciclável de São Luís (Ascamar), instalada atualmente na Rua de São Pantaleão. Além da limpeza da área, já foram construídas as baias onde os materiais serão descartados, área administrativa e banheiros. “Este era um ponto de descarte irregular muito grande que tínhamos na cidade e que agora vai se transformar em um Ecoponto. A novidade é que teremos aqui um galpão de triagem. Com ele teremos oportunidade de trazer para este espaço a Ascamar. Vamos também formar e capacitar as pessoas que fazem parte da associação e instalar equipamentos necessários para o trabalho delas. Estamos falando de geração de emprego e renda”, disse o prefeito.

Edivaldo destacou ainda que São Luís é uma das capitais que está bastante desenvolvida na questão da reciclagem. “Temos toda uma cadeia funcionando como nunca se teve antes em São Luís. Conseguimos pôr fim ao Aterro da Ribeira e estamos em fase de licenciamento da Usina de Beneficiamento de Resíduos Inertes e temos 11 Ecopontos em pleno funcionamento e outros cinco em processo de implantação”, pontuou o prefeito.

A entrega dos galpões engloba também o aparelhamento e treinamento das cooperativas de catadores, com o fornecimento dos equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades tais como mesa de triagem, carrinhos metálicos para transporte de recicláveis, prensa e enfardadeira, como colocou o prefeito Edivaldo.

Enquanto acompanhava a vistoria do 12º Ecoponto da cidade ao lado do prefeito Edivaldo, a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana pontuou os avanços da gestão na área da limpeza pública.

“Já são 11 Ecopontos em funcionamento por toda a cidade, além das ações de conscientização da população com iniciativas como a do Cidadão Limpeza Cidade Beleza. Com esse trabalho que vem sendo realizado, São Luís tem se destacado nacionalmente como cidade que investe na gestão adequada dos resíduos sólidos”, afirmou Carolina Moraes Estrela. São Luís faz fazer parte do grupo de 7% das cidades brasileiras que têm políticas efetivas de encaminhamento para a reciclagem dos resíduos gerados pela população.

Antes do início das obras, mais de 500 toneladas de lixo tiveram que ser removidas do local. Também foram mapeados na área vizinha todos os demais pontos de descarte irregular. “Diante do cenário, avaliamos toda a área e compreendemos que este é um local estratégico para a instalação de mais esse equipamento na cidade”, acrescentou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

O Ecoponto Centro faz parte do pacote de cinco novos Ecopontos, cuja ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Edivaldo no dia 30 de outubro de 2018. Os outros quatro nos bairros Sacavém, Cohatrac, Cidade Operária e Vila Isabel, este último na área Itaqui-Bacanga. A meta da gestão do prefeito Edivaldo é encerrar o ano de 2019 com 20 Ecopontos em funcionamento.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

O Centro de São Luís antes e depois da gestão Edivaldo

A capital maranhense foi presenteada neste sábado (22) com a entrega das obras de revitalização de todo o Complexo Deodoro e da primeira etapa da Rua Grande, executadas com recursos do PAC Cidades Históricas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís.

A requalificação do Centro é um marco para a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT), que vem conseguindo reverter cenário de abandono, vandalismo e depreciação que se arrastou por várias administrações. Agora, o principal cartão-postal conseguiu se reerguer, recuperando toda a sua áurea que há décadas não se presenciava.

O pedetista está consolidando na sua gestão uma verdadeira transformação no Centro da cidade tanto no âmbito estrutural, com reformas de espaços icônicos de São Luís, quanto no investimento de ações de incentivo para a reocupação qualitativa do lugar. O resultado tem sido surpreendente, com um espaço revitalizado e movimentado, atraindo cada vez mais ludovicenses e turistas.

Na infraestrutura, o Centro São Luís está recebendo o maior volume de investimentos dos últimos 30 anos. Com obras executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís, Edivaldo aparece como um grande articulador, recebendo o reconhecimento do próprio órgão nacional como o gestor que mais tem dado suporte para a realização dos serviços, disponibilizando toda a estrutura necessária para garantir o andamento dos trabalhos que, por causa da sua grandiosidade, exigem uma dinâmica gigantesca que só foi concretizada por causa da garantia da administração municipal.

Entre as principais obras estão a do Complexo Deodoro – que compreende as praças Deodoro e Panteon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro –, inauguradas sábado, e a da Rua Grande, que teve a primeira etapa concluída e também entregue no mesmo dia. As intervenções eram demandas antigas da cidade que somente agora conseguiram sair do papel, com o apoio do prefeito Edivaldo. Outros espaços como a Praça Pedro II também já foi entregue revitalizada, inclusive com a total restauração da fonte do lugar.

Além de garantir uma boa infraestrutura no Centro, Edivaldo foi ainda mais longe. O que antes já não fazia mais parte da vida dos ludovicenses ou encantava tanto os turistas, agora é o ponto de encontro mais apreciado de São Luís. Alguns dos investimentos que o pedetista tem feito são a Feirinha São Luís, que ocorre aos domingos na Praça Benedito Leite, e programas como o Reviva, o Férias Culturais e o Caminhos da Memória, que estimulam o visitante a conhecer mais sobre as riquezas históricas, culturais e arquitetônicas do lugar.

Proporcionando uma boa infraestrutura para receber os visitantes e oferecendo programação que fez o Centro Histórico respirar a cultura local como ainda não se tinha visto, Edivaldo conseguiu consolidar mais um grande legado da sua gestão. São Luís está transformada e com muitos motivos para comemorar.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Edivaldo e Osmar Filho acompanham obras do novo pavimento nas ruas do Passeio e Rio Branco

A manhã do sábado (24) do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e do presidente da Câmara eleito vereador Osmar Filho (PDT) foi de trabalho. Os dois estiveram mais uma vez vistoriando as obras do Complexo Deodoro que está sendo executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís. A obra, que segue o cronograma previsto, avança agora para a via que liga as praças Deodoro e Pantheon que já está sendo preparada para receber o novo pavimento. As máquinas trabalham regularmente para execução dos serviços que integram o PAC cidades Históricas, do Governo Federal.

“Estamos mais uma vez aqui, vistoriando as obras das praças Deodoro e Pantheon, e das alamedas, bem como de toda essa região. Este é o maior investimento dos últimos 30 anos que está sendo realizado no Centro Histórico. A revitalização desses espaços vão trazer muitos benefícios à população e ao comércio da área, além de atrair ainda mais turistas para a nossa cidade, fazendo a economia girar”, disse o prefeito Edivaldo que na ocasião estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do presidente eleito da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT) e de secretários municipais.

Estão praticamente prontas as obras da Praça do Pantheon, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite. Na Deodoro, as obras seguem em ritmo bem avançado. A previsão de entrega das obras deste Complexo Deodoro – formado pelas praças e ainda as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro – bem como o primeiro trecho da Rua Grande, é no mês de dezembro. O prefeito adiantou que toda a região vai receber a decoração de Natal que está sendo concluída nas praças Pedro II e Benedito Leite, além de outros pontos da cidade.

O prefeito destacou o esforço da presidente nacional do Iphan, Kátia Bogéa, na garantia dos recursos e da execução das obras sem nenhuma interrupção. As obras da Deodoro, Pantheon e nas alamedas Gomes de Castro e Silva Maia tiveram início no mês de maio. No segundo momento foram iniciadas as obras na Rua Grande, que seguem em ritmo regular já atingindo 60% de todo o trecho que compreende 10 quadras, entre o complexo Deodoro e Praça João Lisboa. Pelo cronograma de execução das obras, em março de 2019 estará concluída as obras de todo o complexo.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Edivaldo conquista Prêmio Prefeito Empreendedor pela segunda vez

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) conquistou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na noite da última quinta-feira (8) em cerimônia realizada no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.

O pedetista venceu na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual com o projeto Feirinha São Luís, uma das iniciativas de sucesso criadas pela sua gestão.

“É a segunda vez que tenho a honra de receber essa premiação de Prefeito Empreendedor. Em 2016 foi com o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e, agora, em 2018, com a Feirinha São Luís, uma iniciativa de apoio aos pequenos produtores rurais, aos artesãos e artistas da nossa cidade, de incentivo ao turismo, de valorização da nossa gastronomia e que também gera emprego e renda. A Feirinha é um sucesso e tenho um grande orgulho de ter sido criada na nossa gestão”, disse Edivaldo.

A Feirinha São Luís desde a sua primeira edição, em junho do ano de 2017, é um sucesso. A ação acontece aos domingos na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico, e conta com cerca de 100 barracas distribuídas para venda de produtos da agricultura familiar, artesanato, alimentação e ainda conta com foodtrucks e foodbikes. O programa já recebeu cerca de 315 mil pessoas que movimentam um capital circulante de quase R$ 16 milhões, além de gerar renda nos mais de 120 pontos de comercialização dentro e no entorno da praça.

A Feirinha São Luís faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo prefeito Edivaldo de reocupação do Centro Histórico, junto com programas como o Reviva e o Férias Culturais. Na gestão do pedetista a região ganhou atenção especial, trazendo de volta os ludovicenses para o principal ponto turístico da cidade e atraindo mais turistas. Além disso, obras de revitalização de espaços importantes como as praças Deodoro, Pantheon e Pedro II e a Rua Grande, executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, validam a gestão do pedetista como a que mais investiu no Centro de São Luís.

Além da Feirinha São Luís, o prefeito Edivaldo também concorreu na categoria Sustentabilidade e Inovação com o projeto Ecopontos, política importante da gestão de resíduos sólidos implantados pelo pedetista que garante à população um espaço adequado para a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, o que possibilita, a partir disto, a imediata eliminação de pontos de descarte irregular, os chamados lixões.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que está em sua 10ª edição, se dá em reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais (no caso do Distrito Federal e Fernando de Noronha) que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios dos municípios. Com a conquista da etapa estadual, Edivaldo agora concorrerá ao prêmio nacional, marcado para ocorrer no próximo ano.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Edivaldo Holanda e Duarte Jr alinhados: “Não haverá aumento da passagem dos ônibus em São Luís em 2018”

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e o deputado eleito Duarte Jr. (PCdoB) parece que estão bem alinhados. Ontem à noite, 31, os dois usaram o twitter para acalmar os usuários do transporte público de São Luís.

Em seu perfil, Edivaldo postou: “Não haverá aumento da passagem dos ônibus em São Luís em 2018. O reajuste de salário dos trabalhadores do transporte é uma discussão entre os dois sindicatos” disse o prefeito.

Horas antes, Duarte já havia mandado recado para o SET – Sindicato das Empresas de Transporte. “O SET pode até tentar, mas NÃO vamos permitir!” (Reveja aqui)

Encontro selou parceria.

A sintonia dos dois jovens políticos ficou selada no último dia 25, quando Duarte fez visita de cortesia ao prefeito de São Luís e assumiu compromisso de destinar emendas para manutenção e construção de creches, além de obras de infraestrutura e melhorais na rede municipal de ensino. (Reveja aqui)

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Duarte Jr visita prefeito Edivaldo e assume compromisso com a Educação e Infraestrutura de São Luís.

Considerado um dos nomes mais fortes do PCdoB para a disputada de 2020, e com impressionantes 46.685 mil votos em São Luís, tornando-se o deputado mais bem votado da história da capital, Duarte Jr. parece que já começou a fazer o dever de casa.

Mesmo antes de iniciar o mandato, prá não perder tempo, como já é de costume, o ex-presidente do Procon-MA visitou na última quinta-feira, 25, a sede da Prefeitura de São Luís e reafirmou compromisso em ajudar o prefeito Edivaldo Holanda Jr.

No encontro, Duarte se comprometeu com o desenvolvimento da cidade e afirmou que irá destinar emendas para a manutenção e construção de creches, além de obras de infraestrutura e melhorais na rede municipal de ensino.

Os trabalhos na Casa Legislativa iniciam, oficialmente, para Duarte apenas em 2019, porém, a necessidade de já manter um diálogo próximo com gestores públicos e demais entidades é uma das marcas que serão garantidas no seu mandato.

“As demandas de cada cidade do Maranhão são urgentes e, unindo forças entre o legislativo e executivo, podemos alinhar metas, bem como a elaboração de leis e destinação de emendas para somar ao trabalho que já vem sendo feito na cidade”, pontuou Duarte Júnior.
Edivaldo agradeceu a visita e elogiou a iniciativa e comprometimento do deputado eleito. “Duarte é mais uma força política que se põe à disposição na Assembleia Legislativa em prol do desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

Pelo visto, Duarte sai na frente e dá o tom de como intensificará seu nome na capital.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Edivaldo é finalista estadual em duas categorias do prêmio Prefeito Empreendedor

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) concorre, pela segunda vez e em duas categorias, ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor-2018.

Os programas Feirinha São Luís e Ecopontos, duas importantes ações de estímulo à produção da capital maranhense e de sustentabilidade ambiental, estão entre as finalistas estaduais da premiação concedida pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA). A premiação desta etapa, que precede a nacional, está marcada para o dia 8 de novembro.

Esta é 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, iniciativa que se dá em reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios dos municípios. Idealizador dos programas selecionados, o prefeito Edivaldo já foi indicado ao prêmio outra vez. Em 2016, o gestor conquistou o prêmio na etapa estadual com o programa “Fomento aos Negócios do Campo”, que beneficia centenas de agricultores familiares inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Fico honrado em mais uma vez concorrer ao prêmio de Prefeito Empreendedor, pois mostra que nossas iniciativas têm alcançado o objetivo de incentivar o desenvolvimento local. E ter esse reconhecimento de uma instituição como o Sebrae nos estimula ainda mais a trabalhar para continuar fomentando o crescimento socioeconômico da nossa cidade e promovendo o desenvolvimento humano da nossa população”, disse o prefeito Edivaldo.

Participando na categoria ‘Sustentabilidade e Inovação’, o projeto Ecopontos é um dos finalistas na modalidade, em reconhecimento ao desenvolvimento de um trabalho com diversas ações transversais de estímulo à sustentabilidade e à economia circular, garantindo à população um espaço adequado para a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, o que possibilita, a partir disto, a imediata eliminação de pontos de descarte irregular, os chamados lixões. Hoje, com 11 Ecopontos em funcionamento, cerca de 380 mil moradores são diretamente beneficiados pelos equipamentos, em mais de 100 bairros de São Luís.

Já a Feirinha São Luís, que ocorre aos domingos na Praça Benedito Leite, concorre na categoria ‘Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual’, como uma das grandes ações executadas pela Prefeitura de São Luís de estímulo à produção local, à economia criativa, ao fortalecimento da cultura, das artes, do turismo e da gastronomia regional. Em pouco mais de um ano de implantação, a Feirinha já recebeu cerca de 315 mil pessoas que já movimentaram um capital circulante de quase R$ 16 milhões, além de gerar renda nos mais de 120 pontos de comercialização dentro e no entorno da praça.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Feirinha São Luís atrai público infantil em celebração ao Dia das Crianças

Nesse domingo (14), a Praça Benedito Leite foi tomada por famílias inteiras que levaram os pequenos para celebrar o Dia das Crianças, 12 de outubro, na Feirinha São Luís.

O programa foi criado na gestão do prefeito Edivaldo e estimula a agricultura familiar bem como a cultura, artesanato, gastronomia e literatura. Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e da filha Thalita, o prefeito Edivaldo acompanhou a programação juntamente com o público presente.

“As crianças são o nosso futuro e são prioridade na nossa gestão. Esta edição da Feirinha São Luís foi pensada para elas e para suas famílias. A Feirinha já é um ponto de encontro dos ludovicenses e visitantes, que podem desfrutar de um ambiente familiar e do que há de melhor na nossa agricultura familiar e também de atrações da nossa cultura, artesanato e lazer”, disse o prefeito Edivaldo.

A diversão foi a palavra de ordem para as crianças que compareceram ao evento. A brinquedoteca sustentável, com brinquedos feitos de materiais recicláveis e até um tapete para brincar de amarelinha, além de contação de histórias, encantaram os pequenos enquanto os pais se divertiam com segurança.

Teve ainda uma programação cultural pensada especialmente para os pequenos, com o Boi Barriquinha, Projeto Pimpolho Capoeira, e Banda do Bom Menino.

Para os adultos, Boi de Nina Rodrigues e o cantor PP Júnior e Banda garantiram a diversão.

Benedito Neves, gerente administrativo, é pai do pequeno Thiago, de 9 anos, que dança no Barriquinha e acredita na importância de aproximar as crianças das raízes da cultura local. “É uma satisfação pra mim como pai, ver meu filho dançando no Boi Barriquinha, que é a certeza da continuidade da nossa cultura, junto com as outras crianças que também participam da brincadeira. Acredito que respeitar e valorizar a cultura desde cedo incentiva na boa formação, e ajuda a estimular a criatividade”, disse.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Edivaldo Holanda Jr. inaugura nova escola no bairro Santa Cruz

No mês em que São Luís celebrou 405 anos de fundação, o prefeito Edivaldo tem cumprido uma intensa agenda de entrega de obras. Ontem, o gestor inaugurou a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) José Assub, localizada na rua Santa Laura, bairro Santa Cruz.

A escola, climatizada, integra um pacote de mais de 60 já inauguradas, entre as quais as U.E.Bs. Henrique de La Roque e Alberto Pinheiro que estão entre as entregues este mês. A meta é entregar, até o fim do ano, 120 unidades requalificadas.

Além de escolas, o prefeito também entregou em setembro dois Ecopontos – no Renascença e Residencial Esperança – e 21 casas no Coroadinho, beneficinado famílias remanejadas de áreas de riscos. “São ações positivas que estamos realizando na cidade. Temos trabalhado pela população. Esta é mais uma escola tradicional da nossa rede que estamos entregando totalmente reformada”, sublinhou o prefeito Edivaldo que tem reservado as noites para vistoriar as obras de intervenção no trânsito da capital, já que os trabalhos ocorrem com mais intensidade no período noturno.

Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e do vice-prefeito Julio Pinheiro, Edivaldo foi recebido com festa por ex-alunos, pais de alunos, alunos, professores, gestores e pessoas da comunidade.

A requalificação da U.E.B. José Assub, localizada no bairro Santa Cruz, integra o programa Educar Mais, lançado em junho deste ano pelo prefeito Edivaldo. Entre os pilares do programa constam a reforma da rede escolar; implantação de sistema próprio de avaliação, sistema de gestão, de formação fundamentadas e programa de qualificação de professores, entre outras metas objetivando elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A última obra realizada na unidade – reforma e ampliação- foi na administração do prefeito Jackson Lago, em setembro de 1991.

As obras realizadas nas instalações da escola incluiu a substituição de piso, telhado, instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas, revestimento de parede, pintura interna e externa da escola. Também foram adquiridos novos equipamentos, como carteiras para estudantes e professores, armários, bebedouros e para a cozinha do refeitório. Houve também a adequação de um espaço para ser utilizado como laboratório de computação.

Segundo informou a diretora Tatiana Martins, a U.E.B. José Assub conta com 402 alunos regularmente matriculados nos três turnos, mas com capacidade de ampliação deste quadro. A escola oferece vagas para o Ensino Fundamental Menor (1º ao 5º ano “), Maior (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “As matrículas ainda estão abertas. Durante o período que a escola esteve em obras os alunos estavam em férias. A partir de segunda-feira estarão de volta para cumprirmos o ano letivo de 200 dias”, diz a diretora.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora