Edivaldo leva ação do Programa São Luís em Obras para o Parque Amazonas

O bairro vai receber quase 4 km asfalto novo nas principais vias, o que vai refletir na melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida da população; trabalho integra as ações do São Luís em Obras que já chegou a várias regiões da capital

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior segue avançando com o programa São Luís em Obras e iniciou esta semana a pavimentação do bairro Parque Amazonas. Serão aplicados quase 4 km de novo asfalto nas principais vias do bairro. O trabalho vai promover a valorização dos imóveis na área, favorecer o comércio e a mobilidade, com reflexo na qualidade de vida dos moradores e de quem transita pelo local. A previsão é que, por meio do programa, sejam executados 300 km de novo asfalto pela cidade até o final deste ano. O prefeito Edivaldo já esteve no Parque Amazonas vistoriando o andamento dos serviços e destacou que, ao longo do ano, diversos outros bairros receberão nova pavimentação.

“O São Luís em Obras é um macroprograma por meio do qual estamos fazendo diversos investimentos em muitas áreas, beneficiando todas as regiões da cidade. Mesmo neste período vamos seguir avançando a cada trégua que as chuvas nos der. Vamos reforçar o trabalho já realizado em diversos bairros da capital, trabalhar para concluir o mais breve possível serviços em andamento em áreas como Santa Bárbara, Divinéia e outras que recebem obras de drenagem profunda, e chegar também a bairros onde as ruas nunca foram pavimentadas, garantindo o maior programa de urbanização das últimas décadas em São Luís”, disse o prefeito.

PARQUE AMAZONAS

Os trabalhos no Parque Amazonas começaram pela Rua Marabá e vão se estender por diversas outras. A via, assim como demais ruas do bairro, estava com o pavimento bastante comprometido em razão das fortes chuvas e do desgaste após os vários anos sem nova pavimentação.

Os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e fazem parte do programa São Luís em Obras. O eixo de pavimentação do programa tem o objetivo de recuperar a malha viária, garantindo mais mobilidade, segurança e agilidade no trânsito, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida para a população.

“Seguindo orientação do prefeito Edivaldo, iniciamos a pavimentação no Parque Amazonas. Desde a construção do bairro é a primeira vez que essas vias estão recebendo uma nova pavimentação. Serão cerca de 4 km de asfalto novo que vão garantir mobilidade, desenvolvimento econômico, valorização dos imóveis e mais qualidade de vida aos moradores”, disse o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo.

NOVO ASFALTO

Ao longo de 2019 foram executados 200 km de pavimentação contemplando diversas regiões de São Luís. A previsão é de que 300 km de asfalto novo até o fim de 2020. Bairros do polo Cohatrac (Cohatrac 1, 2, 3 e 4; Residencial Primavera, Parque Aurora, Avenida Principal Jardim das Margaridas e Planalto Anil), Cohab (Cohab-Anil I, II e III), Alemanha, Cohama, Bela Vista, Cohajap, Cohaserma, Rio Anil, Angelim, Ipase (de Baixo e de Cima), Vinhais, São Francisco/Ilhinha, Ponta d’Areia, Renascença, Olho d’Água, Parque Atlântico, Bequimão, Avenida Guajajaras, são alguns dos locais que já foram beneficiados com asfalto novo do São Luís em Obras.

Atualmente, as frentes de pavimentação estão atuando nas avenidas Jerônimo de Albuquerque, São Luís Rei de França e no bairro Recanto dos Vinhais, que está recebendo mais de 6 km de pavimentação.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Além do asfaltamento, por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, escolas e unidades de saúde, entre outras. Ao longo do ano, os investimentos serão ampliados e se somarão aos já realizados ao longo de toda a gestão para a melhoria da infraestrutura da capital.

 

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Imagem do Dia: São Luís ganha 18 novas ambulâncias

O registro que ilustra a postagem foi feito pelo articular político Inácio Mello durante a entrega das 18 novas ambulâncias que atenderão a população de São Luís. Na foto, além de Inácio, estão o vice-prefeito Júlio Pínheiro (PCdoB), a senadora Eliziane Gama (Cidadania), o prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PDT) e a primeira-dama Camila Holanda.

Os equipamentos foram entregues pelo prefeito na manhã desta segunda-feira (10), na Unidade Mistra Itaqui-Bacanga e integra a macropolítica de reestruturação da rede de saúde municipal implantada pelo gestor.

Dos 18 novos veículos, cinco foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar da senadora Eliziane, que destacou a parceria com o prefeito Edivaldo. “O cidadão com a saúde em dia, tendo acesso fácil aos serviços médicos e hospitalares, se sente mais tranquilo. Para mim é uma felicidade poder fazer essa parceria com a gestão do prefeito Edivaldo para melhorar a vida da nossa população”, disse a senadora.

O prefeito Edivaldo destacou que em sua gestão a rede de saúde municipal está sendo reestruturada com investimentos em todas as áreas do serviço. “Nossa gestão tem promovido grandes avanços na área de saúde e a renovação e ampliação da frota de ambulâncias que faz o transporte de pacientes entre as unidades de saúde da nossa cidade é mais um deles. Com os novos veículos, pela primeira vez São Luís terá toda a frota de ambulâncias em circulação nova. É, sem dúvida, mais uma demonstração do compromisso da nossa gestão com a melhoria contínua e humanizada no atendimento de saúde, o que reflete em mais conforto e bem-estar para pacientes e familiares”, disse o prefeito Edivaldo.

Acompanharam o prefeito Edivaldo durante a entrega das novas ambulâncias a primeira-dama, Camila Holanda; o vice-prefeito, Julio Pinheiro; a senadora Eliziane Gama; o articulador político Inácio Mello; os secretários municipais de Saúde, Lula Fylho; da Cultura, Marlon Botão; da Assistência Social, Andréia Lauande; o sub-prefeito do Centro, Jefferson Viégas e os vereadores Pavão Filho e Paulo Victor.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura de São Luís segue com montagem da Passarela do Samba que este ano traz novidades

Melhorias na estrutura e programação diversificada são destaques no espaço que recebe agremiações carnavalescas e shows em cinco dias de festa; Carnaval 2020 é organizado pela Prefeitura e Governo do Estado

Passarela do Samba está sendo montada pela Prefeitura de São Luís e traz novidades para o Carnaval 2020, promovido pela Prefeitura e Governo do Estado. Toda a estrutura foi planejada para acolher com segurança e conforto o público que irá prestigiar os cinco dias de festa no Anel Viário. A programação da Passarela do Samba contará com os desfiles das escolas de samba, blocos organizados, blocos afros e tribos de índios; além de cortejos de trios e shows com atrações como a banda Mesa de Bar.

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, destaca o esforço do poder público municipal para garantir a segurança, a acessibilidade e a pluralidade da festa. “A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior está organizando uma festa diversificada para atrair o público para este espaço tão plural que é a passarela. Este ano, contamos com novidades, tanto em relação à estrutura quanto à programação e esperamos um grande público para esta grande manifestação popular que é o Carnaval”, destaca o secretário.

Entre as melhorias na estrutura está o aumento, para 41, no número de camarotes. A passarela contará ainda com três camarotes para os jurados, arquibancadas com capacidade para receber até 10 mil pessoas, banheiros químicos, espaço reservado a idosos, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, posto médico, espaços institucionais, bilheteria e, ainda, praça de alimentação na área externa. Para garantir a acessibilidade, intérpretes de libras participarão dos dias de festa.

PROGRAMAÇÃO 

A programação oficial da passarela conta com desfile de escolas de samba e blocos tradicionais, apresentações de tambor de crioula e shows e começa na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, às 19h, com a entrega simbólica da chave da cidade à Corte Momesca. A noite conta ainda com o cortejo de trios com Vamu di Samba, Blocão do Jacaré, Blocão do Nina e Marabloco Elétrico. No sábado (22), acontece o desfile dos blocos tradicionais e apresentações de grupos de tambor de crioula.

Já no domingo (23) e na segunda-feira (24) além dos desfiles de blocos organizados e turmas de samba, haverá o desfile das escolas de samba. Na terça-feira (25), acontece o cortejo das tribos d índios e o desfile dos blocos afros. A noite encerra com um grande baile popular, com As Brasileirinhas, Serrinha do Maranhão e a Banda Mesa de Bar. Na Quarta-Feira de Cinzas (26), às 14h, acontecerá a apuração dos concursos realizados na Passarela do Samba, com local ainda a definir.

A fim de garantir a tranquilidade dos foliões, o poder público municipal, em parceria com órgãos estaduais, irá executar durante os dias de festa um planejamento que garante segurança, organização do trânsito no entorno da passarela e nos demais circuitos da folia, atendimento na área da saúde, fiscalização dos alimentos e bebidas comercializados, entre outras ações.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Edivaldo entregará mais de 20 obras da Saúde

Unidades de saúde completamente reformadas serão entregues pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior nos meses de fevereiro e março. Com a requalificação dos espaços, a gestão municipal segue com os investimentos realizados na área da saúde com o objetivo de ampliar a oferta e a qualidade dos serviços públicos oferecidos pela rede municipal. Entre as unidades a serem entregues, estão os centros de saúde de áreas como Vila Sarney, Quebra Pote, São Francisco, Cidade Olímpica, Bacanga e Santa Clara. Recentemente o prefeito entregou, totalmente reformado, o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, na Cohab-Anil. As reformas nas unidades de saúde fazem parte das ações do programa São Luís em Obras e ampliam o trabalho já realizado ela Prefeitura para melhoria do atendimento à população.

“Desde o início da gestão, tratamos a saúde como prioridade e buscamos a reestruturação de diversos serviços considerados essenciais para a população, especialmente àqueles que necessitam do Sistema Público de Saúde. As transformações são perceptíveis quando observamos a ampliação dos serviços, a humanização do atendimento e a melhoria da estrutura das unidades de saúde. A agenda de entregas que a gestão municipal tem a cumprir é reflexo do compromisso que firmamos com a população e resultado da macropolítica de reestruturação da rede de saúde que implantamos”, ressalta o prefeito Edivaldo.

Entre os avanços na área ao longo da gestão estão a reativação do Hospital da Mulher, hoje referência no estado, além da reestruturação do atendimento no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) e Dr. Odorico Amaral de Matos (unidade infantil), com a gradativa melhoria fluxo.A reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) com renovação e ampliação da frota também faz parte da nova cara do sistema de saúde municipal. Todas as ambulâncias com mais de dois anos de uso estão sendo substituídas assim como as motocicletas usadas no atendimento, algumas com 10 anos de uso.

Por meio de investimentos em equipamentos e qualificação de pessoal da Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), que resultou no fim das filas para a marcação de consultas e exames com a descentralização do serviço para 24 unidades da rede, houve aumento no número de marcação de consultas.

O reforço nas ações de combate às arboviroses, bem como na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a informatização de todas as salas de vacinação da rede entre outras ações na área da atenção básica também fazem parte dos resultados da reestruturação da rede de saúde municipal.

UNIDADES REFORMADAS 

São mais de 20 unidades de saúde que recebem obras. Todas as unidades a serem entregues passaram por obras em toda a parte elétrica, hidráulica, revisão do telhado, pintura entre outras melhorias. A reforma dos centros possibilitará a melhoria do atendimento e o fortalecimento do trabalho desenvolvido na área da atenção básica, que promove ações de proteção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. Em algumas das unidades, a ampliação da estrutura permitirá a execução de novos serviços.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destaca que o trabalho na área tem impactado positivamente a vida da população e ressalta os avanços alcançados pela gestão do prefeito Edivaldo. “As entregas que realizaremos é resultado do comprometimento do prefeito Edivaldo com a saúde pública. Com as reformas nas unidade de saúde, além de mudanças estruturais relevantes, iremos proporcionar um ganho extraordinário na capacidade de atendimento de cada uma dessas unidades”, reforça Lula Fylho.

MELHORIAS

Pela primeira vez a unidade da Vila Sarney passa por uma reforma desse porte. Com a requalificação completa, o local, que já contava com duas equipes de Saúde da Família, terá também equipe de saúde bucal, passando a oferecer serviços na área de Odontologia. O centro possui capacidade para acompanhar até 8 mil pessoas.

Com a obra, todo o layout foi reestruturado, com novos ambientes e adequações às recomendações da Vigilância Sanitária. Um outro diferencial é que a unidade estará totalmente informatizada e passará a atender a população com o Prontuário Eletrônico do Cidadão, proporcionando melhorias à população e aos profissionais.

A unidade do Quebra Pote, fundada em 1992, conta com duas equipes de Saúde da Família, serviço de Odontologia e equipe de multiprofissionais que atuam por escala. No local, a estrutura elétrica antiga dificultava os atendimentos. A completa reestruturação elétrica vai possibilitar melhor funcionamento do espaço, que tem capacidade técnica para acompanhar oito mil pessoas.

No São Francisco, a unidade também apresentava vários problemas estruturais. O local foi totalmente reformado, com melhora na ambiência e no fluxo interno, além da criação de novos espaços. Uma das novidades possibilitadas pela reforma é que o espaço será uma unidade do Programa Saúde na Hora, caracterizada pelo funcionamento com horário estendido para proporcionar mais acesso à população, aberta de segunda à sexta das 8h às 18h, e aos sábados das 7h às 12h.

Outra unidade que funcionará com horário estendido é a da Cidade Olímpica 1. O local tem capacidade para acompanhar até 12 mil pessoas e conta com três equipes de saúde da família e equipe multiprofissional por escala e dispõe de serviço de saúde bucal. A unidade foi completamente reformada, com melhora da ambiência e estará totalmente informatizada, passando a atender a população com o Prontuário Eletrônico do Cidadão.

Outra unidade que passará a atender a população com o Prontuário Eletrônico do Cidadão é a da Santa Clara. O local conta com duas equipes de saúde da família, com capacidade para cadastrar e acompanhar, também, até oito mil pessoas. Com a reforma, foi possível contemplar os ambientes necessários para o funcionamento conforme as exigências da Vigilância Sanitária,  o que antes não era possível por conta da estrutura da unidade.

Também totalmente reformada, com melhora da ambiência e novo layout, a unidade do Itaqui-Bacanga passará a contar com mais uma equipe, além das duas que já tinha, do Programa Saúde da Família, que prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. A unidade também fará parte do Programa Saúde na Hora e atenderá a população em horário estendido.

Outras unidades da rede também vão passar por ampliação da estrutura física ou de serviços. Além de reformar os equipamentos de saúde, a gestão do prefeito Edivaldo implantou equipes volantes para fazer a manutenção de outras unidades, promovendo os reparos necessários.

OUVIDORIA

Completando as melhorias, a Prefeitura de São Luís promoveu mudanças também na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde. O setor, que funcionava em prédio antigo do Centro, mudou-se para a Casa do Trabalhador, para espaço que foi cedido pelo Governo do Estado e reformado para abrigar a equipe em melhores condições. A partir da mudança, a ideia é fortalecer o papel da ouvidoria, espaço utilizado para estreitar o diálogo com a população, recebendo reclamações, sugestões, críticas e elogios.

“Estamos em melhores condições de trabalho. Isso motiva os servidores e fortalece o papel da ouvidoria. Com uma melhor estrutura, vamos retomar iniciativas como as ouvidorias itinerantes e, além do atendimento presencial, iremos disponibilizar uma linha telefônica para contato também através do WhatsApp”, destaca o coordenador da Ouvidoria da Semus, Guilherme Fernandes Silva.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura de São Luís paga salários de servidores neste sábado

Os servidores da Prefeitura de São Luís serão pagos neste sábado (1°). Assim como nos últimos anos, o prefeito Edivaldo Holanda Junior pretende seguir antecipando o pagamento funcionalismo, em 2020.

Dessa forma, os funcionários públicos poderão contar com a garantia do salário em dia em suas contas.

“Assim como nos ano anteriores vamos continuar realizando os pagamentos em dia e honrado nosso compromisso com quem nos ajuda a construir uma cidade cada vez melhor”, enfatizou o prefeito Edivaldo.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, para este último ano de gestão, o objetivo é permanecer realizando um bom trabalho na área. “A equipe do prefeito Edivaldo é extremamente comprometida com o servidor municipal. Seguimos trabalhando com muita organização das contas públicas e realizando constantes planejamentos orçamentários para manter os pagamentos em dia”, afirmou o titular da pasta.

Nos últimos três anos, São Luís tem ido na contramão da economia nacional em crise e das outras capitais, que sofrem com atrasos e parcelamentos nos pagamentos dos servidores, a exemplo de cidades como o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os servidores municipais têm acesso às informações dos seus vencimentos em todos os terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, por meio do contracheque eletrônico. A informação dos vencimentos também pode ser acessada através do site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), no Portal do Servidor, no menu do lado esquerdo, informando o número da matrícula e a senha.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Edivaldo assina ordem de serviço para reforma das Praças Misericórdia e Saudade, na região Central

São Luís celebra nesta sexta-feira (6), os 22 anos do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Unesco em 1997 e comemora com novas obras de requalificação no Centro.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) assinou ordem de serviço para a reforma das praças da Saudade e da Misericórdia. Os serviços serão executados pela Prefeitura em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A gestão do pedetista tem executado o maior programa de revitalização do Centro Histórico de São Luís desde que a cidade recebeu o título da Unesco. Além de grandes intervenções urbanísticas como as feitas no Complexo Deodoro, Rua Grande, Praça Pedro II e Praça da Iara/Mãe d’Água, todos totalmente requalificados pelo IPHAN em parceria com a Prefeitura, Edivaldo tem se preocupado com o retorno social destas obras.

Em todos os locais com obras já concluídas ou em andamento os comerciantes são conscientizados e o comércio do entorno disciplinado. Na Praça da Bíblia e Parque do Bom Menino, que estão sendo requalificadas por meio do programa São Luís em Obras, os moradores do entorno estão passando por oficinas para entenderem a importância da preservação e ocupação regular destes espaços.

Por meio do São Luís em Obras, Edivaldo entregou no fim de novembro a requalificação completa da Fonte das Pedras e está executando a reforma do Mercado das Tulhas, na Praia Grande. As próximas obras já confirmadas são do Largo do Carmo e Praça João Lisboa e Fonte do Bispo. E em parceria com a Vale ocorrerá a construção de um novo espaço, a Praça das Mercês, próximo ao Convento das Mercês.

As ações adotadas pelo pedetista têm garantido também a reocupação dos logradouros, a revalorização do patrimônio histórico e incentivado o sentimento de pertencimento e apropriação pela população, gerando emprego, renda e promovendo o desenvolvimento da cultural e econômico do Centro de São Luís.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Edivaldo garante ações do “São Luís em Obras” em todas as regiões da cidade

“Todas as regiões da cidade terão ações do programa São Luís em Obras”, garantiu o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) ao acompanhar as obras de asfaltamento no bairro Ipase de Baixo, iniciadas nesta quarta-feira (20). Atualmente, o pedetista executa mais de 30 frentes de trabalho pela cidade. No Ipase de Baixo o asfaltamento contemplará 3 km de ruas.

Somente no eixo de asfaltamento, os serviços já alcançaram os bairros Vinhais, Angelim, Cohama, Conjunto Bela Vista, Cohajap, Rio Anil, Bequimão, polo Cohatrac (Cohatrac 1, 2, 3 e 4, Planalto Anil II e Parque Aurora), Cohab, Conjunto Jardim de Fátima, Cohab Anil, São Francisco, Ilhinha e Avenida Guajajaras.

O próximo lote de obras de pavimentação contemplará bairros nas regiões Cidade Operária, Itaqui-Bacanga e zona rural. Na zona rural, além do asfalto, será feita ainda a drenagem profunda na região da Santa Bárbara, somando 13 km de redes de drenagem.

Os bairros receberão ainda obras como reforma de escolas, unidades de saúde, mercados, praças entre muitas outras que garantirão a ampliação da infraestrutura urbana de São Luís.

“Desde minha primeira gestão conseguimos urbanizar muitos bairros. Nosso trabalho nunca parou. Com o São Luís em Obras estamos ampliando essas ações de melhoria da infraestrutura urbana e, com isso, elevando qualidade de vida da população”, informou o pedetista.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Edivaldo e Kátia Bogéa confirmam novas obras de revitalização do Centro Histórico

Após vistoriarem as obras de restauração da Rua Grande, que já está na fase de conclusão dos serviços na última quadra da via, o prefeito Edivaldo Holanda Junior e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, confirmaram, na manhã deste sábado (14), novas obras para o Centro Histórico – requalificação urbana da Praça João Lisboa, Largo do Carmo e construção da Praça das Mercês.

Tanto as obras quanto a entrega da Rua Grande estão previstas para o começo do segundo semestre deste ano. Os logradouros integram um novo conjunto de intervenções realizadas pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de São Luís, visando à revitalização de espaços, prédios e monumentos do Centro Histórico da capital maranhense.

Na vistoria aos trabalhos na Rua Grande, que contou também com a presença do superintendente do Iphan, Mauricio Itapary, da primeira-dama, Camila Holanda e de secretários municipais, o prefeito Edivaldo destacou a magnitude das obras já entregues no Centro Histórico de São Luís e pontuou a importância dos novos investimentos que chegam para ampliar ainda mais o resgate da área central de São Luís, que é patrimônio da humanidade, resultando no crescimento do turismo local, na revitalização do comércio com a abertura de novos empreendimentos e, consequentemente, no desenvolvimento econômico e social do município.

“Estamos realizando mais uma vistoria a essa importante intervenção de requalificação urbanística na Rua Grande e reafirmando a realização de novas obras de requalificação em outros importantes e tradicionais espaços da cidade, que são a Praça João Lisboa, o Largo do Carmo e a Praça das Mercês. Com essa nova etapa de obras, o Centro Histórico da nossa cidade, que passa pelo maior investimento já realizado nos últimos 30 anos, ganhará mais beleza e vida. São intervenções que, aliadas a outras iniciativas na área do turismo e da cultura, têm promovido o resgate dessa área tão importante para a memória da cidade, e trazido de volta a população para apreciar esses espaços antes degradados e esquecidos” afirmou o prefeito.

O prefeito lembrou ainda a restauração do Complexo Deodoro e da Praça Pedro II, entregues no início desde ano; o Museu da Gastronomia Maranhense, inaugurado na última quinta-feira (13), e a implantação da Feirinha São Luís, que este mês completou dois anos de funcionamento. “São todas as obras e serviços que a população clamava e hoje são uma realidade. Todas importantíssimas para a preservação da cultura local e revitalização do nosso Centro Histórico, que é lindo e precisa ser muito bem cuidado e preservado por todos”, completou Edivaldo.

A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, também destacou a nova etapa de obras que será iniciada no Centro Histórico da capital, para restauração de alguns dos mais tradicionais largos da cidade. Ela destacou o esforço conjunto empreendido pelo órgão e a Prefeitura de São Luís na execução das obras integrantes do grande programa de requalificação da área central.

A obra nesses espaços é fruto de parceria entre a Prefeitura de São Luís, Iphan e Vale. O projeto de requalificação dos novos logradouros contemplados pelo projeto contempla serviços similares aos que foram realizados no Complexo Deodoro, por exemplo, visando à restauração de todo o tecido urbano com novo calçamento, mobiliário urbano, nova iluminação artística, obras de drenagem, sinalização, acessibilidade universal, entre outros serviços.

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, também destacou a grandiosidade das novas intervenções. “Em breve a população poderá se apropriar de novos espaços revitalizados. Assim como foi nas outras intervenções, também nessa nova etapa de obras será empreendido o mesmo esforço para que os serviços sejam executadas com total celeridade e entregues dentro do prazo para usufruto da população”, disse Itapary.

Inclusão digital

Outro local visitado neste sábado pelo prefeito, pela superintende e pelo presidente do Iphan, foi a praça Pedro II e Benedito Leite onde já funciona, em fase de teste, internet via wi-fi. A iniciativa é fruto da parceria da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Governo (Semgov) e de Informação e Tecnologia (Semit), com a Wiki Telecom, empresa maranhense que tem fibra óptica espalhada por todo o Maranhão.

O serviço, que está em fase de teste e visa ampliar a inclusão digital da população, vai promover a cidadania digital e fortalecer também o trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para a revitalização do Centro Histórico da cidade.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Osmar Filho e Edivaldo vistoriam obras da habitação social no Centro Histórico

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), acompanhou o prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT), na manhã deste sábado (25), em uma vistoria às obras de reestruturação de um imóvel situado na Rua da Palma, no Centro Histórico da capital, que será destinado para habitação de interesse social. A requalificação dos casarões está sendo realizada pela Prefeitura de São Luís, sob coordenação da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e faz parte das ações de revitalização que estão sendo implementadas na região.

Durante a vistoria, Osmar Filho destacou a importância da obra para a população. “É uma iniciativa importante, não só para a revitalização do Centro Histórico, mas também pelo interesse social, já que irá contemplar 14 famílias em situação de vulnerabilidade que habitam a região”, disse Osmar Filho. Na condição de vereador, estamos acompanhando a evolução da obra”, acrescentou.

O prefeito Edivaldo falou da obra como um investimento entre vários que estão sendo realizados para melhorar a realidade local. “A revitalização do Centro de São Luís faz parte da nossa política de gestão e reflete o nosso compromisso com o bem-estar das pessoas que moram e frequentam a região”, afirmou o prefeito.

Um casarão de meados do século XIX, o prédio integra um conjunto de intervenções na a área com este fim. O projeto foi elaborado dentro dos padrões estéticos do antigo imóvel, que estava em ruínas. Com 800 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos, o imóvel terá 14 apartamentos com sala e um a três quartos, cozinha com lavanderia integrada à sala e um banheiro social.

Rua Grande

A vistoria se estendeu às obras da Rua Grande, em fase de conclusão, restando apenas uma quadra e, aos serviços de lavagem das escadarias do Centro Histórico. Nas vistorias, o prefeito e o presidente da Câmara Municipal estiveram acompanhados do vice, Júlio Pinheiro; dos vereadores Genival Alves (PRTB), Sá Marques (PHS), Joãozinho Freitas (PTB), Umbelino Júnior (PPS), Silvino Abreu (PRTB); do presidente Iphan no Maranhão, Mauricio Itapary; da presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela e da primeira-dama, Camila Holanda.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

‘Todos por São Luís’ realiza edição em homenagem ao Dia da Mulher

A manhã deste sábado (09) foi de lazer, entretenimento e de atenção e cuidado com a saúde para quem compareceu ao Hospital da Mulher, local em que a Prefeitura de São Luís realizou a 64ª edição do programa do Todos por São Luís, especialmente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março e também marcou às ações pelo Março Lilás, mês de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo do útero.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a primeira-dama, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, participaram do evento. Na ocasião, o chefe do executivo municipal destacou a ação como um momento especial para intensificar os cuidados com a saúde da mulher e a importância da prevenção para a manutenção da sua saúde. Edivaldo ainda ressaltou a necessidade da luta contra qualquer prática de violência de gênero.

“É uma grande felicidade estar aqui celebrando essa data tão importante como o Dia Internacional da Mulher, com a oferta de serviços públicos essenciais destinados à elas. São serviços que já executamos no cotidiano da nossa gestão e que expandimos nesse período para estarmos mais próximos da comunidade, para mostrarmos a todas as mulheres o quão importante é a prevenção de diversos males e a apropriação do conhecimento acerca do que tem atingido muito fortemente o público feminino, que é a violência”, disse o prefeito Edivaldo. O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho, acompanhou o prefeito na ação, bem como vários secretários municipais.

As mulheres participantes da ação foram recepcionadas no local com apresentações culturais, café da manhã e um grande bolo lilás para celebrar o momento. As atividades do Todos por São Luís – Especial Mulher foram realizadas das 8h às 12h e foram realizadas no pátio externo do Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda, unidade da rede municipal de saúde referência nos cuidados à saúde feminina na capital.

“Não poderíamos deixar passar despercebido uma data tão importante, cujo simbolismo alude à reflexão e aos cuidados com a mulher. E a Prefeitura desenvolve uma extensa programação em várias áreas para atuarmos em favor do público feminino nos mais diversos segmentos, ampliando os serviços para comunidades como esta aqui que é tão grande, para estarmos o mais próximos possível da população. E nós ficamos muito felizes em vê-las aqui usufruindo dos serviços que planejamentos e ofertamos com muito carinho”, observou a primeira-dama Camila Holanda.

No local foram ofertados atendimentos como consultas ginecológicas para a realização de exames preventivos, consultas com mastologistas, clínica geral, nutricionista, oftalmologista, fisioterapeuta, massoterapia, enfermagem, vacinação, testes rápidos de glicemia, sífilis e HIV; aferição da pressão artéria, entre outros serviços na áreas da saúde. Ainda na área da saúde, houve ainda palestras sobre a importância da fisioterapia pélvica atuando na saúde da mulher, orientações sobre a tuberculose: prevenção, tratamento e cura.

A ação contou ainda com a participação da Defensoria Pública do Estado, para prestar orientações e assistência jurídica nas áreas cível, da criança e adolescente, de defesa do consumidor, repactuacão de dívidas, reconhecimento espontâneo de paternidade, agendamento de exames de DNA, inclusão no programa tarifa social de energia, dentre outros.

Além dessas atividades, o Todos por São Luís – Especial Mulher disponibilizou também serviços de embelezamento para design de sobrancelhas, higienização facial, corte de cabelo feminino e limpeza de pele e maquiagem. No conjunto de cursos, oficina de customização de caixas de presente decoradas, origami, confecção de boneca de pano e ainda palestras da Defesa Civil e informações sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio. Também houve, no local, a distribuição de peixe, como parte das ações do programa Peixe Solidário.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora