Projeto de Lei institui gestão democrática na escolha de diretores escolares em Timon

A Câmara Municipal de Timon aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 111/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui novos critérios para a escolha de diretores escolares da rede municipal. O projeto estabelece que a seleção dos gestores será feita por meio de processo seletivo, baseado em mérito, desempenho e competência técnico-pedagógica, garantindo mais isonomia e transparência.

A secretária municipal de Educação, Ana Cristina de Castro, explicou o funcionamento do processo e reforçou que a gestão democrática trará muitos benefícios. “A gestão democrática é um modelo que permite a participação ativa de toda a comunidade escolar. A partir de 2026, teremos diretores mais qualificados para os desafios do dia a dia da escola. As escolas formarão uma lista tríplice, e os candidatos passarão por um curso de formação em gestão pública educacional. Depois, o processo seguirá por quatro etapas: prova de títulos e tempo de serviço, prova objetiva e dissertativa, apresentação de um plano de trabalho e, por fim, uma entrevista em banca, onde o candidato defenderá suas propostas para melhorar a qualidade do ensino. É um processo sério e transparente”, afirmou.

O prefeito Rafael Brito ressaltou que a mudança fortalece o papel da comunidade escolar na construção de políticas educacionais. “A escolha dos diretores não será mais apenas uma decisão administrativa, mas um processo transparente, com critérios claros e com participação da comunidade escolar”, frisou o prefeito Rafael Brito.

O modelo garante a participação da comunidade escolar, por meio de instâncias colegiadas, em consonância com os princípios da administração pública e instrumentos de controle social. “Ao garantir voz às famílias, professores e estudantes, damos mais legitimidade às decisões dentro das escolas e aproximamos a gestão da realidade de cada comunidade”, acrescentou o prefeito.

Com a aprovação do projeto, Timon dá mais um passo na consolidação de um modelo educacional transparente, inclusivo e participativo.

 

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