O prefeito de Itapecuru-Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), participou em Brasília, juntamente com a diretoria do Consórcio Intermunicipal Multimodal, que representa os 23 municípios que são cortados pela estrada de ferro Carajás, da Vale, com o diretor geral da ANM – Agência Nacional de Mineração, Victor Bicca e o diretor de procedimentos arrecadatórios Ricardo Parayba.
Também reforçaram a reunião, o presidente da Famem, Erlânio Xavier e os deputados federais Deputados Federais Juscelino Rezende Filho, Gil Cutrim, Bira do Pindaré, Fufuquinha, Cleber Verde, Edilásio Junior e Júnior Lourenço.
Na pauta do encontro, estava o pedido de liberação de todo o recurso, que os municípios afetados pela Estrada da Vale, tem direito, conforme a Lei 13540/2017.
A comitiva pede a liberação dos recursos correspondentes ao período entre os meses de julho a novembro de 2018, que podem ultrapassar o valor de R$ 5 milhões, conforme decreto presidencial 9407/2018.
O Diretor Geral da ANM Dr. Victor Bicca, se comprometeu com a Presidente do CIM e o Presidente da FAMEM para que até 15 de maio de 2019, possa estar com a planilha concluída e poder assim, liberar os recursos as contas das prefeituras.