Na entrevista à TV Guará, nesta terça-feira (07), o candidato a Prefeito de São Luís, Jeisael Marx, da Rede Sustentabilidade, disse não haverá demissão e defendeu os servidores públicos, exaltando que são eles que fazem a máquina pública municipal funcionar.
“Quem faz a máquina funcionar são os funcionários públicos. Eles precisam ser valorizados. Precisam ser treinados para oferecer um bom serviço para a população”, defende Jeisael.
Na oportunidade, o candidato comentou que diminuirá o número de secretarias, mas que os serviços das secretarias a serem extintas ou agregadas a outras continuarão a existir. E os servidores públicos desses órgãos apenas serão realocados, inclusive para outros órgãos como as subprefeituras e o Procon Municipal que serão criados em seu governo.
“Nós não vamos acabar com o serviço público. Algumas secretarias que vão deixar de existir, os seus serviços serão incorporados a outras secretarias. Da mesma forma acontecerá com os cincos órgãos que serão criados, que serão as subprefeituras e ainda o Procon Municipal”, comentou Jeisael.
O Jornalista defende o enxugamento máquina pública para cortar despesas e gastos às vezes desnecessários, como aluguel de prédios privados quando se tem prédios públicos a disposição; ou gastos com veículos, acabando a mordomia de carros particulares bancados pelo município para secretários da prefeitura.
“Vamos tirar órgãos públicos de prédios particulares e colocar em prédio público. Nós queremos também fazer um centro administrativo da prefeitura, em prédio próprio. Nós queremos diminuir o gasto com transporte. Tirar carro que fica à disposição de secretários e fazer contrato com táxi e carros de aplicativos”, propõe Jeisael.