A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta sexta-feira (27) o ‘Dia D’ de conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase. O ato faz parte da campanha Janeiro Roxo, que tem como responsável a Coordenação de Vigilância em Saúde.
A atividade, que aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde do Maiobão, realizou dezenas de atendimentos. A população teve acesso a consultas; avaliação física e psicológica; testes rápidos de HIV, Sífilis, e Hepatites B e C; verificação de pressão arterial e glicemia; atualização de vacinas, além de palestra educativa sobre a Hanseníase.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Alan Abreu, destacou a importância das ações de conscientização, prevenção e diagnóstico da Hanseníase. “Estamos levando a campanha para todas as unidades de saúde da nossa rede com o objetivo de sensibilizar, conscientizar, além de ofertar o diagnóstico e tratamento dessa doença, que ainda carrega um estigma muito grande. Por isso, disponibilizamos toda a nossa estrutura para, neste mês alusivo ao combate da Hanseníase, atender de forma efetiva e afetiva a nossa população”, pontuou.
Moradora do bairro Maiobão, a assistente administrativa Rita de Cássia, de 54 anos, elogiou a ação, que proporcionou diversos atendimentos em Saúde perto de sua casa. “Muito importante ter esses serviços aqui perto da gente, em vez de ter que se deslocar até São Luís em busca de atendimento. Vim me consultar, mas aproveitei também para assistir a palestra sobre Hanseníase e fazer outros procedimentos que estavam sendo oferecidos”, contou.
Além da UBS do Maiobão, as ações da campanha Janeiro Roxo já foram realizadas em mais 12 unidades de saúde de Paço do Lumiar, atendendo em média 100 pessoas em cada uma delas. A campanha segue até a próxima terça-feira (31), com ações em mais quatro UBS: Santa Rita de Cássia, Paranã, Cafeteira e Canaã.
Campanha Janeiro Roxo
A Campanha Janeiro Roxo tem como objetivo chamar atenção para os sinais e sintomas da hanseníase, alertando para a importância do diagnóstico precoce a fim de evitar sequelas graves. O último domingo de janeiro é dedicado ao Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase.
O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial da Hanseníase. A cada ano, são diagnosticados cerca de 30 mil novos casos. O tratamento da Hanseníase é gratuito. Após iniciar o tratamento o paciente não transmite mais a doença.