Prefeitura de Paço do Lumiar entrega para a população a nova sede do CRAS Morada do Bosque

Nesta quinta-feira (15), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar entregou para a população a nova sede do CRAS Morada do Bosque. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Paço do Lumiar, visando melhor atender aos usuários da zona rural.

Estiveram presentes ao evento a prefeita Paula Azevedo, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz, o vereador Miércio Martins, o coordenador da UBS da Sede, Elivaldo Pereira da Silva, entre outras autoridades, lideranças e integrantes da comunidade local.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz, com o prédio em pleno funcionamento será possível, agora, que a unidade amplie ainda mais a oferta de serviços, bem como o número de atendimentos realizados pelas equipes da Proteção Básica, dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na localidade. O equipamento atende diretamente cerca de 4 mil famílias que residem em 33 comunidades/bairros, reunidas nas 4 grandes regionais (Iguaíba, Sede, Pau Deitado e Pindaí).

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é um equipamento público no qual são oferecidos serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Ou seja, é a porta de entrada para os serviços da Assistência Social no SUAS. O objetivo principal do CRAS é desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

“A palavra-chave que define o Centro de Referência é a prevenção, pois é nesse equipamento que a população que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social, mas, ainda com vínculos familiares preservados, é atendida. As famílias e indivíduos que necessitam de proteção social básica podem acessar o CRAS de três maneiras: primeiramente podem ser encaminhados pela própria rede socioassistencial, ou ainda por outros setores públicos, como educação e saúde; a segunda forma é através de busca ativa domiciliar feita pelas equipes de referência do CRAS, para identificar e localizar famílias. E, por fim, elas podem ainda buscar atendimento no próprio equipamento”, enfatizou a coordenadora do CRAS Morada do Bosque, Gezilda Oliveira.

Vale destacar que o trabalho da equipe do CRAS não se restringe apenas ao seu espaço físico. Ações e estratégias como rodadas de conversas podem ser organizadas junto a comunidades para debater assuntos como: moradia, drogas e violação de direitos.

“Este é um momento de muita alegria poder entregar este espaço para a comunidade. Uma unidade toda reformada, equipada, uma nova estrutura para atender toda essa enorme região da zona rural, evitando deslocamentos até o Maiobão, ou Tambaú. Aqui, o caminho para inúmeros benefícios ficou mais curto”, definiu a prefeita Paula Azevedo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *