O resultado da polêmica pesquisa eleitoral do Instituto Data Ilha deve ser fundamental para enterrar o projeto do pré-candidato Rubens Júnior (PCdoB), em São Luís. Com base eleitoral consolidada em Matões, município que fica 512km de distância da capital, Rubens Júnior segue com péssimo desempenho em São Luís, segundo o levantamento.
Realizada entre os dias 13 e 15 deste mês, a pesquisa foi encomendada pelo blog do jornalista Jorge Vieira e causou muita polêmica ao tentar, a todo custo, convencer o entrevistado de que Rubens Júnior seria o candidato de Lula na capital. A informação é tida como falsa e foi negada pelo deputado Zé Inácio, presidente estadual do PT no Maranhão.
De acordo com o levantamento, que ouviu 1.014 eleitores, se a eleição fosse hoje, em um dos cenários, Eduardo Braide venceria com 40,1% das intenções de votos. Seguidos do líder, aparecem tecnicamente empatados os pré-candidatos Duarte Júnior, Wellington do Curso e Neto Evangelista, respectivamente com 9,5%; 7,8% e 6,7%.
Em um terceiro pelotão aparecem os pré-candidatos Bira do Pindaré com 4,7% e Adriano Sarney com 3,9%.
Rubens Júnior aparece bem distante com apenas 3,5%, mesmo percentual da margem de erro, que se for aplicado para cima, chegaria a utópicos 7%, e se for aplicado para baixo, coloca o pré-candidato em situação de completo vexame, chegando a 0%.
O pré-candidato Dr. Yglésio aparece com 2,3%; Jeisael Marx com 2,0%; Dr. Madeira com 1,1%; Branco/Nulo representa 10,7% e NS/NR 7,7%.
Com esse resultado, Rubens Júnior tentará a última cartada com o reforço turbinado de coordenação da sua pré-campanha nas mãos do deputado federal Márcio Jerry. Caso os números não mudem, o completo fracasso Rubens será um caso a ser estudado dentro do partido.
A pesquisa foi registrado na Justiça Eleitoral com o número 0027/2020. Tem margem de erro de 3%, para mais ou para menos, e índice de confiabilidade de 95%.