Instituto que tentou confundir eleitor em 2020, diz que Brandão e Weverton estão empatados

Contrariando todas as pesquisas dos mais diversos Institutos de Pesquisas, o DataIlha, mesmo Instituto que faltando apenas 1 dia para a eleição de São Luís, divulgou um resultado que assegurava empate técnico entre Braide e Duarte, numa clara tentativa de confundir o eleitor, voltou a usar a mesma estratégia, e nesta terça-feira (16), divulgou pesquisa na qual tenta emplacar o vice-governador Carlos Brandão (sem partido).

Nos números imaginários, o DataIlha confirma a liderança de Weverton Rocha, mas com base no resultado da última pesquisa Econométrica, divulgada no dia 09 de novembro, simplesmente engoliu dez pontos, estratégia similar ao que foi feito no segundo turno, quando o Instituto revelou empate técnico e as urnas mostraram diferença de 11%.

Conhecido dos bastidores da politica maranhense,  a pesquisa feita para agradar Brandão virou piada.

Relembre as tentativas do Instituto

Em 27/11/2020, véspera da eleição o Instituto Datailha divulgou pesquisa na qual garantia que Braide teria caído e ficado com 48,7% das intenções de votos, contra 43,3% de Duarte Júnior, assegurando empate técnico. A pesquisa foi publicada no site Vermelho, do PCdoB, ex-partido do governador Flávio Dino (PSB).

O resultado das urnas mostrou que Braide estava muito além e ficou com 55,53% dos votos contra 44,47%, diferença de mais de 11%.

Em São José de Ribamar, também às vésperas da eleição de 2020, o Instituto Data Ilha garantiu que o atual prefeito Dr. Julinho (PL), venceria com 49,4% contra apenas 21,6% do ex-prefeito Eudes Sampaio (PTB).

O resultado foi uma diferença gritante. Julinho foi eleito com 36,23% dos votos, mais de 10 pontos a menos.

Em 09 de novembro, o Instituto Econométrica revelou que Weverton está com 28,2% contra 13,3% de Brandão. Além deles, Roberto Rocha aparece com 12,5%; Edivaldo Holanda Jr. com 12%; Lahésio Bonfim 10,8%; Josimar 7,7%.

Todas as outras pesquisas apontam que Weverton aparece próximo de 30% em quase todos os Institutos.

Com o DataIlha, pasmem, houve uma redução de mais de 10 pontos o que rendeu o tal empate técnico com Brandão, além da exclusão do nome de Josimar, que segue em pré-campanha com apoio de cerca de 50 prefeitos.

Pelo visto, ou o  Instituto erra muito, ou sua margem de erro é de mais de 10% para cima ou para baixo conforme o interesse.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *