Propaganda de Duarte Júnior é apologia a violência e ao racismo

Um vídeo de propaganda eleitoral do candidato Duarte Júnior (Republicanos), extrapolou todos os limites do bom senso. Na peça publicitária, um jovem negro, falando e agindo como se fosse um membro de facção, usa uma barra de madeira para barrar a colagem de um cartaz, dando a ideia de que o controle do bairro está em suas mãos.

A propaganda, cheia de mensagens preconceituosas, causou muita polêmica e ofendeu jovens da periferia, que trabalham, estudam, e vencem na vida por meios dignos.

Sem limite, a mensagem usa um humor completamente ultrapassado, mas para aliados de Duarte, tudo é permitido.

O PT, partido com forte militância nas periferias, emitiu nota de repúdio contra o vídeo.

A Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT, expressa sua indignação e repúdio a recente propaganda eleitoral do candidato a Prefeitura de São Luís, Duarte Júnior, em que reproduz o estereótipo racista e discriminatório com relação aos jovens negros moradores dos bairros populares da nossa capital, que são cotidianamente associados à marginalidade e ao crime organizado.

O racismo estrutural historicamente tem definido os lugares e as oportunidades da população negra nesse país, sobretudo da juventude e das mulheres. E o racismo é alimentado por atitudes dessa natureza. Não admitimos a “normalidade” dessas manifestações.

É inaceitável que um homem público que exerce a função parlamentar de representação da sociedade, desconheça que esse estado é majoritariamente negro, segundo o último censo, somos mais de 70% da população. Queremos e exigimos respeito a nossa história, a nossa cultura, a nossa participação efetiva na construção da sociedade brasileira e dessa cidade.

Diga não ao Racismo!

Confira o vídeo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *