Os números reais da pesquisa Escutec em São Luís 

Diferente do que muita gente publicou, colocando no bolo de votos válidos, a exclusão de indecisos e de quem não quis responder, o blog Maramais traz os números reais e completos da pesquisa Escutec, e revela que a eleição ainda não está definida no primeiro turno, como tentam passar.

No cenário espontâneo, por exemplo, que é aquele em que o eleitor responde o nome que está em mente, sem consultar nenhuma lista, 47% não sabem em quem votar ou não quiseram responder.

Nesse cenário, Eduardo Braide aparece em primeiro com 23%; Duarte e Neto Evangelista tecnicamente empatados com 10% e 6% respectivamente; Bira do Pindaré e Rubens Junior aparecem com 2% cada; Jeisael e Madeira (que desistiu), aparecem com 1%; Ninguém representa 8% e 47% não souberam ou não quiseram responder.

Já no cenário induzido, que é aquele em que o eleitor tem uma lista com os nomes dos candidatos; Braide lidera com 42%; Duarte e Neto Evangelista aparecem tecnicamente empatados com 15% e 11% respectivamente; Bira do Pindaré e Rubens Júnior aparecem com 4% cada; Jeisael, Madeira e Yglésio Moisés com 2% cada; Outros representam 1%; Nenhum deles 11% e não souberam ou não quiseram responder 6%.

O Instituto Escutec entrevistou mil eleitores da capital entre os dias 2 a 6 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 90%. A pesquisa tem registro na Justiça Eleitoral com o número MA 03412/2020.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *