Eleições 2020: Ministério Público investiga “esquema de herança de cargo” em Matões

O modus operandi é o mesmo praticado em São José de Ribamar e Presidente Dutra

A moda revelada no município de São José de Ribamar e copiada em Presidente Dutra, para garantir os proventos da família com a desincompatibilização dos pré-candidatos que disputarão as eleições este ano, chegou na gestão do prefeito Ferdinando Coutinho, no município de Matões, e virou alvo de investigação do Ministério Público.

O jeitinho brasileiro, que está sendo chamado popularmente entre políticos como “Herança de Cargo”, é um forma de burlar a legislação eleitoral, que determina o afastamento do cargo de agentes públicos que disputarão as eleições.

Para não sofrerem redução financeira, políticos estão deixando o cargo e passando a cadeira para filhos e esposas.

Em Matões, segundo a denúncia feita a Promotoria de Justiça, o ex-Secretário de Esporte, Oziel Oliveira Silva, que deve disputar o preito deste ano, teria feito um acordo com o prefeito Ferdinando, e indicado a filha Apoena Camila, para ficar em seu lugar.

O caso pode complicar ainda mais, já que de acordo com os documentos apresentados, a filha do pré-candidato mora em Teresina, no estado do Piauí, e mantém emprego com carteira assinada em um Cinema da cidade.

O caso revela que a troca de pré-candidatos por parentes em prefeituras é um jeito de manter o rendimento financeiro da família e cumprir a legislação eleitoral.

Em Presidente Dutra, um secretário municipal deixou o cargo e manteve a cadeira para a esposa, como revelou o blog do Gilberto Leda.

Já em Ribamar, a arquitetura foi mais ousada, lá, dois ex-vereadores saíram dos seus cargos e deixaram filho e esposa, como revelou o blog do Jamys Gualhardo. (veja aqui e aqui )

Agora, resta ao Ministério Público Eleitoral investigar se houve crime nas condutas dos prefeitos e dos agentes envolvidos.

Leia também: Covidão: MP na cola do prefeito Ferdinando Coutinho

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *