Prefeitura de Viana realiza ações importantes no combate ao Coronavírus

Desde o surgimento do novo coronavírus, a Prefeitura de Viana tomou uma série de ações para diminuir o impacto da doença na população vianense.

O trabalho começou antes mesmo do primeiro caso registrado no Município, já que a origem da doença em Wuhan, na China, no final do ano passado, fez soar o alerta para epidemiologistas de todo o mundo.

Imediatamente, o Prefeito Magrado Barros instituiu o Comitê de Combate ao Covid-19, formado por diversos profissionais, de forma multi e interdisciplinar.

A partir daí o trabalho foi crescente, incluindo ações que foram desde a reorganização da rede de saúde do município até diálogo com a sociedade civil para discutir sobre a edição dos decretos.

A Prefeitura realizou recentemente um treinamento com profissionais que trabalham na linha de frente de possíveis casos do Covid-19, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos e motoristas de ambulância, que lidam, principalmente, com a transferência de pacientes quando referenciados para outras unidades de saúde.

A Secretaria Municipal também adquiriu EPIs para esses profissionais, e, nos próximos dias, realizará treinamento com outra parte dos profissionais que não participaram do primeiro treinamento.

Outra ação importante é a criação de dois leitos de isolamento na Maternidade, como ação preventiva, já que não há casos na maternidade, para crianças e gestantes.

Esses leitos devem funcionar como ambulatório e não como caráter de UTI, já que esse atendimento é de alta complexidade e compete ao Estado.

A Prefeitura também iniciou a higienização de prédios públicos como a Feira da Barra do Sol, também instalou pias para facilitar a higiene das mãos dos usuários do serviço.

No tocante aos Decretos, alguns importantes foram editados, sempre seguindo a orientação do Governo Estadual. A Prefeitura suspendeu as aulas, assim que o Estado o fez em suas escolas, e também colocou a máscara como uso obrigatório em locais públicos. Além da suspensão das aulas, os alunos da rede municipal receberam os Kits de Merenda Escolar, para que, mesmo fora de sala de aula, pudessem ter alimentação saudável em suas casas.

O prefeito Magrado tem participado de diversas reuniões com o Comitê de Combate ao Covid-19, assim como, com sua equipe.

“Reitero a necessidade de manter o afastamento social até que a comunidade científica avalie que outras ações podem vir a ser tomadas em relação à circulação das pessoas”, disse Magrado Barros.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *