Praias de Ribamar impróprias para banho, diz laudo

Praias de São José de Ribamar foram atestadas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), através de laudo de balneabilidade, que estão impróprias para o banho. A coleta de dados foram coletados entre 17 de junho a 15 de julho.

Somente na Praia do Araçagi, pelo menos três pontos de poluição foram detectados, por meio de amostras. Em segundo lugar vem a praia do meio com dois pontos.

Segundo especialista, o banhista não deve entrar no mar enquanto as mesmas estiverem impróprias para banho, pois é alto o risco de contágio de doenças, uma vez que não existe tratamento de esgotos na região e todos os rejeitos são depositados diretamente no mar. Os pontos definidos como impróprios pelo laudo de balneabilidade emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente são:

Praia do Meio – Em frente ao Bar do Capiau
Praia do Meio – Em frente ao Bar da Praia
Praia do Araçagy – Em frente ao Fatima’s Bar
Praia do Araçagy – Em frente ao Bar Novo Point
Praia do Araçagy – Em frente ao Bar do Isaac

As Praias do Meio e Araçagi, são os principais destinos da Grande Ilha. Nos finais de semana, é difícil encontrar espaço entre as barracas e carros que ocupam a faixa de areia ribamarense, uma prática ainda não disciplinada pela Secretaria de Trânsito  de São José de Ribamar, responsável pela fiscalização, mesmo após ter sido notificada pela MPF para que a circulação de veículos na praias do Meio e Araçagi também seja regulamentada.

Recentemente, o Prefeito Eudes Sampaio exonerou o Secretário de Meio Ambiente do município após ter sido flagrado realizando compras em supermercado em São Luís com o carro institucional, que deveria estar fazendo fiscalizações ambientais (reveja).

As praias da sede e Panaquatira não tiveram coletas de dados feitos pela SEMA, o que não podemos também assegurar a balneabilidade das mesmas.

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *