Em lançamento de pré-candidatura a deputado estadual, pelo PCdoB, Duarte Jr. é ovacionado por uma multidão em plena manhã de sábado, em São Luís

Apoteose pouca é bobagem. Gritos a plenos pulmões, chuva de confete, aplausos efusivos. Parecia a celebração de uma grande e árdua vitória. E foi. Em um sábado pela manhã, em uma conjuntura de imenso descrédito na política, o que se viu foi uma proeza.

Assim pode ser definido o lançamento da pré-candidatura do advogado Duarte Jr., pelo PCdoB, a deputado estadual, que reuniu, no dia 28 de abril, centenas de pessoas, no auditório Rio Poty Hotel. Um local, segundo a organização de evento do estabelecimento, pensado para 700 pessoas, mas que coube muito mais. Mais de mil pessoas compareceram ao ato simbólico. Os assentos extras não foram o suficiente para deixar todos sentados. Pouco importou. Todos queria estar ali.

O apoio manifestado em redes sociais e em outras ações desenvolvidas pelo ex-presidente do VIVA/PROCON, como diversas palestras, tem sido um termômetro em torno da sua decisão de concorrer ao pleito 2008 a uma vaga na Assembleia Legislativa.

O pontapé inicial que visa marcar sua estreia na política materializou-se com a presença de populares, lotando um amplo espaço que teve sua estrutura física pequenada diante de tanto reconhecimento ao respeito em prol de serviços essenciais voltados para o exercício da cidadania e aos direitos dos consumidores preconizados pelo agora pré-candidato.

Para a aposentada Dulce Matos, 64 anos, apesar do descrédito enraizado na política, apostar em Duarte Jr. para ocupar uma vaga na Assembleia é válido em razão dos resultados por ele apresentados. “Confesso que sou muito receosa com aqueles que fazem política. Promessas que não se cumprem se repetem a cada nova eleição, mas confesso também que no caso desse rapaz, estou esperançosa por tudo que ele fez no Procon e pelos direitos dos consumidores. Competência e vontade de trabalhar já mostrou que tem”, reconhece.

No mesmo viés, o acadêmico de Direito Guilherme Soares, 17 anos, acredita no pré-candidato por tudo que representa e já mostrou à frente das responsabilidades que assumiu. “Antes de tudo, o Duarte é um cidadão que venceu na vida por meio dos estudos, e isso já diz muito. Além de ser um excelente gestor, é um professor que inspira muitas pessoas. Então o nome dele à disposição para a população do nosso estado representa uma alternativa brilhante. E com essa experiência toda que ele tem na vida pública dentro do Direito e como gestor, elevando a quantidade de VIVAS de 5 para 50 unidades, realmente é um número expressivo que nos faz acreditar em Duarte Jr. agora no Legislativo”, comenta o universitário.

Lideranças políticas e apoio
O evento contou com a presença de várias lideranças e autoridades da política maranhense, entre eles os deputados federais Rubens Júnior, Weverton Rocha e Eliziane Gama; o pré-candidato a deputado federal Márcio Jerry; o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia; o secretário de Estado de Infraestrutura, Cleyton Noleto; o ex-vereador Professor Lisboa; o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Isaías Castelo Branco; além do vice-governador do Estado, Carlos Brandão, e do próprio governador, Flávio Dino – um apoio político de imenso prestígio, em virtude de ter o governo melhor avaliado do país, segundo ranking divulgado pelo portal G1, em janeiro deste ano.

A programação da solenidade teve início com vídeos mostrando imagens da antiga realidade do PROCON e do VIVA, época que antecedeu a gestão de Duarte Jr., além dos avanços com ele, entre 2015 e 2018, bem como vídeos motivacionais, com reflexão sobre o atual cenário político do país e do Maranhão.

Mas o momento mais esperado e de maior entusiasmo foi mesmo a chegada de Duarte Jr., aclamado, ininterruptamente, da sua entrada até o palco, onde, ao lado de autoridades, ouviu discursos fervorosos em favor da sua estreia na política.

Nessa perspectiva de clamor, todas as autoridades presentes saudaram e deram as boas-vindas a Duarte, com tom de suma importância para a renovação da política. “Você é uma pessoa capaz que envolveu essa n
ova geração, uma juventude que poderia estar alienada, e você acabou envolvendo a todos dizendo: o mal só prevalece quando as pessoas do bem desistem”, resume o deputado Weverton Rocha.

Ex-professor, admirador e entusiasta da participação de Duarte Jr. na política, o governador Flávio Dino exaltou a importância do ex-aluno para a continuidade do governo no Estado e realização de mais obras. “Estou aqui, claro, como todos vocês, porque acredito na importância da pré-candidatura do Duarte Jr. a deputado estadual. Fui professor do Duarte. Ele sempre foi brilhante desde que era mais jovem, ele cumpre a Constituição e as leis do país, e por isso está pronto a exercer qualquer cargo público. Eu tenho muita amizade e sou defensor do Duarte, por algumas razões. Uma delas é que ele manifesta a fé tendo coragem. Mas além de ter coragem o Duarte é uma pessoa que tem coração. Tem gente que é muito sabida, mas não tem bondade, e quando está em alguma função pública só pensa em si, em seus privilégios. É preciso ter conhecimento, mas é preciso ter bons valores. E eu vim aqui pedir para vocês fazerem a campanha do Duarte. Não é só votar, é fazer a campanha. E tenho certeza, sob a proteção de Deus e com a força da população, a gente vai ter uma grande vitória”, disse o governador. Logo no início da tão esperada fala de Duarte Jr., visivelmente emocionado, a família e o comprometimento para se qualificar e poder servir as pessoas foram destacados. “Eu quero começar dizendo a vocês que eu não cheguei aqui por acaso. Como já foi falado aqui, vocês conhecem o Duarte professor, que tem mestrado, que é advogado, que foi gestor do VIVA/PROCON, que é um cara que fala nas redes sociais, enfim, mas vocês não sabem o quanto eu lutei para poder chegar até aqui. E eu sempre lutei com muito amor, com muita dedicação, com muita determinação, com um objetivo: honrar os meus pais”.
Em um discurso de quase 30 minutos, duas propostas já foram apresentadas: a criação de um aplicativo em que os cidadãos poderão opinar e decidir sobre as decisões que ele poderá tomar na Assembleia e a criação de um comitê permanente para atendimento físico de todos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *