Durante a sessão plenária desta terça-feira,31, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Francisco Nagib destacou e parabenizou o governador Carlos Brandão pelo anúncio de reajuste salarial aos servidores públicos estaduais.
Na tribuna, Nagib caracterizou a atitude do governador como demonstração de valorização, respeito e reconhecimento aos servidores públicos.
“Lembro muito bem da época em que fui prefeito da cidade de Codó e tive o prazer de ser servidor junto com os amigos e dar um aumento de 14.84% para os profissionais da educação, isso muito me orgulha. E, hoje, eu subo a esta Tribuna para destacar e parabenizar o governador Carlos Brandão pela demonstração de valorização aos nossos servidores públicos, com o anúncio do reajuste salarial. O governador enviou para esta Casa um projeto de Lei, por meio do qual o Estado concederá, linearmente para todos os servidores, 11% de aumento em todas as categorias, ativos e inativos. Implantará também promoções, progressões, adicionais e titulações”, destacou Francisco Nagib.
O parlamentar frisou que a medida também beneficiará os servidores da Segurança Pública – peritos, investigadores, escrivães e auxiliares da Polícia Civil, que receberão percentuais maiores do que o reajuste proposto aos demais servidores estaduais; delegados, que serão contemplados com a retribuição por cumulação de titularidade (Respondência), além da retribuição para o exercício de sua atividade de direção.
“Os profissionais da educação também serão contemplados. O governador vai aumentar o percentual da gratificação e da titularização dos professores da Uema e da Uemasul. O salário dos especialistas será reajustado em até 30%; dos mestres em mais de 40% e dos doutores em mais de 60%. Lembrando, nobres colegas, senhores e senhoras, que os professores ativos e inativos da educação básica, que são regidos pelo piso nacional do magistério, já receberam o reajuste de 11%. Portanto, eu quero parabenizar o Governador Carlos Brandão”, afirmou Francisco Nagib.
Complementando que praticamente 14 estados do Brasil concederam reajuste salarial para os servidores, alguns, apenas 4%, enquanto o Maranhão vai conceder 11%, um dos maiores do País.