Depois de uma longa espera, o prefeito Alexandre Costa (PSC) foi enfim, diplomado prefeito de Dom Pedro. A solenidade aconteceu no inicio da tarde desta terça-feira, no Cartório Eleitoral da 48ª Zona Eleitoral.
O ato, uma cerimônia para oficializar a aprovação popular, foi restrito e contou apenas com poucos participantes, principalmente devido o espaço restrito do Cartório.
A posse do novo prefeito acontecerá em alguns instantes, na Câmara Municipal.
Já se encontram no local, o suplente de senador, Edinho Lobão (PMDB), os deputados estaduais Edilázio (PV) e Adriano Sarney (PV), além da classe política municipal.
De acordo com informações conseguidas com exclusividade pelo blog Maramais, Alexandre Costa poderá anunciar seu novo secretariado ainda hoje, após cerimônia de posse.
Por enquanto, apenas o nome do Procurador do Município foi apresentado. Será o advogado Frederico Campos, que durante todo o período que durou a “novela”, militou em defesa do prefeito.
Relembre
Alexandre Costa (PSC) concorreu à prefeitura de Dom Pedro na eleição do ano passado enfrentando o então prefeito Hernando Macêdo (PC do B). Mesmo tendo sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral, Costa decidiu continuar com a campanha mesmo correndo o risco de ter seus votos nulos.
Não deu outra; os votos nulos, 7.997 superaram os votos dados a Macêdo 6.026; uma diferença de 1.971 sufrágios.
Como Hernando não consegui obter 50% mais um, o caso subiu para o TSE, que, entre idas e vindas e depois de vários julgamentos, decidiu validar a votação, declarando Alexandre Costa o prefeito eleito de fato e de direto de Dom Pedro.
O puxa-encolhe do TSE durou mais de dez meses. Nesse período a prefeitura foi comandada pela vereadora Rosa Nogueira, que foi eleita presidenta da Câmara Municipal no dia 1º de Janeiro, cargo que a levou ao Palácio Ananias Costa. Com a posse de Alexandre Costa e do vice Curió nesta terça, Rosa Nogueira volta à presidência do legislativo dom-pedrense.