As atividades do Laboratório Ilha da Ciência não param. Mesmo após o final da Semana Nacional de Ciência o Tecnologia 2017, o Laboratório continua na ativa, recebendo estudantes, professores, pesquisadores e pessoas da comunidade popular, como ocorreu nesta quinta-feira, 01, na UFMA.
Os estudantes de ensino médio vieram em caravana do povoado Pedras, no município de Matões do Norte, distante 138 km da capital, na microrregião de Itapecuru Mirim, Mesorregião do Norte Maranhense. O município tem cerca de 7 700 habitantes e mesmo em meio às inúmeras dificuldades, os estudantes se articularam em caravana com a professora de Matemática e Física Dijelma Araújo, que ressaltou a importância da atividade como forma de geração de conhecimento: “Estudantes de São Luís e Matões do Norte nos trouxeram a idéia. Nós temos uma escola na sede do município e dois anexos que ficam há uns 15 ou 20 minutos de distância. Embora tenhamos dificuldades, como a falta de recursos e estrutura nas nossas escolas, conseguimos trazer nossos alunos para vivenciarem o universo da ciência”, afirmou a professora Dijelma.
O professor Antônio Oliveira, coordenador do Laboratório Ilha da Ciência, destacou a importância da iniciativa como forma de despertar nos alunos um interesse maior pela produção científica prática na Universidade: “A iniciativa é fantástica, pois notamos o quanto as pessoas têm interesse em aprender sobre ciência”, destacou o coordenador.
A turma prestigiou o acervo de produção científica em física, química, biologia e matemática, podendo ver de perto como se dá a produção de experimentos que facilitam o ensino da ciência, assim como garantem uma vida melhor às pessoas. O coordenador do Ilha da Ciência finalizou destacando a possibilidade do Ilha da Ciência ir à cidade de Matões do Norte, com intuito de promover uma programação mais extensa das atividades do Laboratório.
A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.