Em Imperatriz, Obras, valorização dos profissionais e campanhas de prevenção marcam as ações da Saúde em 2023

A saúde de Imperatriz tem apresentado melhorias e os serviços têm sido ampliados. Avanços são percebidos nas obras e na resolução das demandas da cidade, que atende mais de um milhão e 300 mil habitantes, de mais de 40 municípios da região, através da pactuação dos serviços.

O município ganhou novas obras, a exemplo do início da construção de duas novas unidades: Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Oficina Ortopédica. Outras iniciativas se destacam, como: Pacto Municipal contra a Síflis Congênita, aprovação da Lei de Incentivo Financeiro Adicional para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias e lançamento do Programa de Proteção de Promoção da Dignidade Menstrual. Ações são fruto do compromisso da gestão do prefeito Assis Ramos e da secretária Doralina Marques, que está à frente da Secretaria de Saúde.

Em maio, o governador Carlos Brandão destinou ao município de Imperatriz duas ambulâncias. Uma unidade móvel foi enviada à base descentralizada do SAMU de Coquelândia, na Estrada do Arroz, resultado de solicitação da deputada Janaina Ramos. A outra ambulância foi para os atendimentos na zona urbana, fruto de indicação do deputado Rildo Amaral. Solenidade de entrega foi realizada no início de junho, com a presença do prefeito Assis Ramos, na base do Samu no Centro da cidade e na base da zona rural.

CER

“Em julho executamos a ordem de serviço para construção do CER. Unidade será a primeira da região e oferecerá serviços para Imperatriz e outras cidades pactuadas, como: habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências. Atendimentos serão realizados de maneira individual, em grupo e acompanhamento às famílias, com abordagem transdisciplinar”, explicou Doralina Marques.

O Centro contará com especialidades: Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Médica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Nutrição e Pedagogia, entre outras.

Oficina Ortopédica

Em setembro, foi assinada ordem de serviço para construção da primeira Oficina Ortopédica da região e a obra já está em andamento. Unidade será uma fábrica de órteses, próteses e materiais especiais, onde serão confeccionadas sob medida: cadeiras de rodas, bengalas, muletas, coletes e próteses para membros inferiores e superiores, dentre outros produtos ortopédicos. Tanto o CER, quando a Oficina Ortopédica, estão localizados no bairro Jardim das Oliveiras, em Imperatriz.

Lei de Incentivo Financeiro Adicional para os ACS e ACE

Em outubro, foi aprovada a Lei de Incentivo Financeiro Adicional para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. Projeto de Lei é de autoria do Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde. Objetivo é reconhecer o trabalho destes profissionais nos programas estratégicos da Política Nacional de Atenção Básica, além do estímulo para fortalecimento dos serviços de saúde.

Piso enfermagem

O município de Imperatriz apresentou em setembro, à Câmara de Vereadores, o projeto de lei que trata sobre autorização de parcela salarial complementar para equiparar a remuneração dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras ao piso nacional da categoria, previsto na Lei Nacional nº 14.434/2022. Após aprovação dos vereadores, documento foi assinado pelo prefeito Assis Ramos e os profissionais receberam os valores em suas contas. A conquista representou um passo significativo após mais de 10 anos de luta dos profissionais.

Pacto Municipal contra Sífilis Congênita

Já em novembro, foi realizado o Pacto Municipal contra Sífilis Congênita, para treinar as equipes sobre a busca ativa, manejo e prevenção de novos casos da doença. Ação promove a sensibilização sobre a sífilis, que é uma doença sexualmente prevenível, cujo teste rápido e tratamento estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Condição pode deixar sequelas irreversíveis em crianças, em adultos e pode até levar à morte.

Continue lendo…

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *