O governador Flávio Dino (PCdoB), anunciou na manhã desta quarta-feira (03), novas medidas para conter o avanço no número de casos do novo coronavírus no Maranhão.
Uma das medidas, afeta o funcionamento dos estabelecimentos comerciais da Grande Ilha, que entre os dias 04 e 14 de março, só poderão funcionar entre 9h e 21hs. A medida visa evitar aglomeração, inclusive no sistema ser transporte público, que terá sua frota ampliada.
Nesse período, shows, festas e qualquer tipo de evento que gere aglomeração, inclusive públicos e privados, estão proibidos.
O governador também anunciou a suspensão das aulas presenciais durante esse período, inclusive na rede privada.
Para compensar a queda na receita dos artistas, Dino antecipou abertura de edital cultural para artistas. No total, serão pagos mil auxílios no valor de R$ 1.500,00 por apresentação.
Sobre a vacinação, Dino informou que o Maranhão recebeu mais 62.400 mil doses e que só distribuirá para os municípios que comprovarem que já aplicaram mais de 60% das doses recebidas anteriormente.
Também serão ampliados os números de leitos de UTI, outra medida que deve tirar o sistema de saúde do sufoco. De acordo com Dino, entre ampliação e leitos municipais que serão assumidos, serão aproximadamente 270 novas UTIs.