Aliados de Brandão tentam enganar nos números

O marqueteiro do vice-governador Carlos Brandão (sem partido), parece que partiu para o tudo ou nada, na tentativa de enganar o eleitor mais desatento.

Sem nenhum pingo de bom senso, mandou fazer uma comparação de pesquisas, misturando cenários e informações criadas por algum roteirista de novela mexicana.

Vamos aos fatos que deixa qualquer aluno do primeiro ano do curso de estatística, EAD, com vergonha.

De acordo com um quadro espalhado pelos cansados aliados de Brandão, as “pesquisas” mostram Brandão crescendo e Weverton caindo, de acordo com três pesquisas de cenários diversos.

Na primeira pesquisa usada pelo marqueteiro de Brandão, Weverton aparece com 21% em pesquisa da Exata, publicada no dia 01 de outubro. Dessa pesquisa, atribuem a Brandão, 6%.

Agora vamos  primeira verdade.

Nessa pesquisa, da Exata, no cenário A, onde o nome da ex-governadora Roseana Sarney é incluído, os números são:

Roseana 27%; Weverton 21%; Edivaldo Holanda 9%; Roberto Rocha 8%; Dr. Lahésio 7%; Carlos Brandão 6%; Josimar 5%; Simplício Araújo 1%; Nenhum 8%; NS 8%.

Como a terceira pesquisa usada como comparação é do Instituto Data Ilha, aquele que errou feio, com diferença de mais de 10 pontos, e tem como base um cenário sem Roseana, o correto seria afirmar que na primeira pesquisa, Weverton aparece com 32% e Brandão com 11%.

A segunda pesquisa usada como parâmetro é a Econométrica, divulgada no dia 09 do 11, nesta também de maneira equivocada, os analistas Brandonistas usam um cenário com Roseana.

No quadro espalhado por assessores de Brandão, Weverton tem 22% e Brandão 10,5%.

O correto seria afirmar que no cenário sem Roseana, Weverton aparece com 28,2% e Brandão com 13,3%.

A terceira pesquisa, feita pelo Instituto Data Ilha, não tem qualquer valor e já tratamos sobre o assunto aqui.

Nela, sabe-se lá baseado em que, excluíram o nome de Camarão, que tem atropelado Brandão, e de Josimar, que conta com apoio de quase 50 prefeitos.

O resto é história para boi dormir.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *